Os 4 mandamentos para voltar a fazer sexo após o parto

Fisioterapia pélvica ajuda a mulher na retomada das atividades sexuais. Romance e preliminares são ainda mais importantes nesse período

Voltar a ter uma vida sexual regular e prazerosa após o parto é o desejo de muitas mães. Mas inúmeros fatores podem atrapalhar. Após a chegada do bebê é preciso esperar um tempo até que o corpo da mulher volte ao normal, antes de praticar sexo. Esse período é cheio de incertezas e dúvidas para o casal.

Por isso, para ajudar essas mulheres na retomada das atividades, a fisioterapia pélvica será uma importante ferramenta. Além disso, aumentar as carícias e priorizar a vida conjugal e o carinho entre os parceiros também é fundamental nessa etapa.

O resguardo

O chamado período de "resguardo" é muito importante para que o organismo da mulher volte ao seu funcionamento normal. O útero sofre uma modificação radical, por isso é fundamental essa espera, independente do tipo de parto.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A musculatura do assoalho pélvico precisa voltar ao normal. O que a fisioterapia faz é acelerar esse processo. Respeitar esse tempo e cuidar do seu corpo é fundamental para que o sexo volte a ser ainda mais prazeroso.

Romance e preliminares

Com a chegada do bebê, a mudança hormonal na mulher e o período de amamentação, inúmeros fatores podem dificultar a vida sexual do casal. Cerca de 2/3 dos casais relatam queda na qualidade sexual após o nascimento do filho. Por isso é preciso reacender a chama e tanto o homem, quanto a mulher, terão que desempenhar esse papel.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para que a mulher sinta menos desconforto e esteja mais segura no retorno sexual é importante que ela retome a autoestima e se conscientize que além de mãe, ela também é mulher. Depois do filho, muitos casais se afastam e precisam voltar a ter um relacionamento. É importante o namoro, beijo, preliminares, carinho.

O sexo também precisa de um período de adaptação depois do resguardo. Existe uma demanda grande da criança, mas é importante não deixar de lado a parte sexual. Deixo dicas para os casais durante esse período:

1 - Use lubrificante

Os hormônios e a amamentação podem interferir na lubrificação da mulher, por isso é indicado usar um lubrificante íntimo. O óleo de coco pode ser um bom lubrificante neste caso.

2 - Capriche nas preliminares

O desejo da mulher é diferente do homem, ela vai responder ao estímulo. Por isso não se deve pensar só na penetração. O sexo é muito mais amplo que isso. Caprichar nas preliminares é fundamental.

3 - Apoio do parceiro

O papel do homem é reforçar o carinho, a compreensão. A mulher terá uma demanda fisiológica grande com o bebê. O homem precisa compartilhar e trocar essas responsabilidades. Ter o apoio do parceiro nessa fase irá aproximar ainda mais o casal;

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

4 - Separe um tempo a dois

O casal deve se conhecer mais, trazer novidades, utilizar brinquedos eróticos, estímulos visuais. Ter um dia de celebração da relação, separar um tempo para os dois, dar importância ao namoro, esses detalhes ajudam e tornam o sexo um momento ainda mais especial.