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5 práticas simples que aliviam o estresse

O estresse, quando não tratado, desencadeia problemas como ansiedade e depressão

Pare e pense: qual foi a última vez que você se sentiu verdadeiramente relaxada? Com o acúmulo de tarefas durante o dia, cansaço e indisposição se tornam frequentes. Porém, é preciso desacelerar e tirar um momento para cuidar de si, já que o ritmo agitado pode levar ao estresse e te deixar ainda mais cansada.

O estresse é uma reação natural do corpo, um sinal de alerta que diz: vá com calma. Em situações de tensão, por exemplo, o organismo responde com batimentos cardíacos acelerados, sudorese, respiração ofegante e outros sinais.

O cortisol é justamente o hormônio responsável pelo controle do estresse e, em altos níveis, prejudica a saúde e pode desencadear outros problemas que vão além do cansaço físico e tensão muscular, como ansiedade, depressão, doenças cardíacas e desânimo. Além disso, o estresse, quando não é controlado, pode se tornar um problema crônico.

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Sintomas físicos do estresse

Não é difícil encontrar alguém que já tenha passado por um episódio de estresse intenso. No trabalho, em casa ou no trânsito, todos estamos sujeitos ao problema. Mas quando ele se torna parte da rotina, alternando entre leve, moderado e intenso, podemos chamá-lo de estresse crônico.

Outras características típicas do quadro podem ser sentidas fisicamente. Neste caso, você pode perceber dificuldade para dormir, queda de cabelo, acne e alergia de pele, gastrite e úlceras, imunidade baixa, alteração na libido, mudança de apetite, tontura, tensão ou inflamação muscular e dor nas costas, mandíbula, ombros e cabeça.

Uma forma de aliviar o desconforto muscular causado pelo estresse é contar com CataflamPRO, que oferece alívio para dores musculares e trata a inflamação. CataflamPro é tão eficaz quanto um comprimido¹ no tratamento da dor muscular, mas sem maltratar o estômago, além de agir rápido² e diretamente no foco da dor.

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Para utilizar o CataflamPRO Emulguel, basta aplicar o produto na região dolorida e massagear, em movimento circulares, até envolver toda a musculatura afetada. Lembre-se, porém, que ele não deve entrar em contato com a pele que está ferida ou com alergias.

Práticas que aliviam o estresse

Combinar a ação de CataflamPRO Emulgel com hábitos diários que promovem o relaxamento do corpo - e também da mente - é um caminho para evitar que o estresse comprometa a sua qualidade de vida. Pensando nisso, reunimos abaixo cinco práticas simples que ajudam a aliviar o estresse na rotina. Confira:

Massagem

Ao serem massageados, os músculos ficam livres de tensão, a dor diminui e até a postura pode ser melhorada. Por isso, você pode fazer uma automassagem sempre que se sentir estressado ou buscar centros terapêuticos que realizam a técnica.

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Exercícios leves

Alongamento, caminhada e pilates são exemplos de exercícios que ajudam a aliviar o estresse. Se o corpo está com os músculos tensionados, o ideal é apostar em algo mais brando, que não piore o desconforto.

Meditação

Capaz de aprimorar a concentração, acalmar a mente e relaxar os músculos, a meditação é ideal para quem não tem muito tempo para investir em exercícios fora de casa, já que ela pode ser feita em qualquer lugar, desde que você esteja em uma posição confortável e em um ambiente calmo.

Para intensificar o processo meditativo, experimente colocar aromas, flores e música leve no ambiente, que favorecem a concentração. Estes são exemplos que também estimulam o alívio da tensão corporal e do estresse, junto com respiração e postura adequadas, fundamentais para a meditação.

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Acupuntura

Assim como a massagem e a meditação, a acupuntura é uma técnica milenar que promove o alívio de tensão muscular a partir da inserção de agulhas em determinados pontos do corpo. Isso é possível porque os locais escolhidos para a aplicação das agulhas estão diretamente ligados a neurotransmissores que controlam diferentes sintomas do estresse, como irritação e distúrbios do sono.

Leitura

Quem diria que um hábito tão simples seria capaz de aliviar a tensão, não é mesmo? Pois é. Reservar um tempo para uma leitura leve, de livros ou histórias em quadrinhos, fará com que você distraia a mente e se sinta menos estressado. Também é uma forma interessante de pegar no sono com mais facilidade, outro fator determinante para a redução do estresse.

CATAFLAMPRO (DICLOFENACO DIETILAMÔNIO) (MS 1.0107.0328). SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Indicações: dores nas articulações, nas costas, dores musculares e tendinites. CHBR/CHVOLT/0020/19a-OUT/19

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¹Eficácia equivalente após 21 dias de uso de CataflamPRO Emulgel 4x ao dia vs Ibuprofeno 400mg 3x ao dia. Zacher J et al. Topical diclofenac Emulgel versus oral ibuprofen in the treatment of active osteoarthritis of the finger joints (Heberden?s and/or Bouchard?s nodes)

²CataflamPro age até 4x mais rápido quando comparado a pomadas/gels sem medicamentos. Referente à linha emulgel 1%. PREDEL, H.; GIANNETTI, B.; PABST, H.; SCHAEFER, A.; HUG, A.M.; BURNETT, I.; Efficacy and safety of diclofenac diethylamine 1. 16% gel in acute neck pain: a randomized, double-blind, placebo-controlled study, BMC Musculoskeletal Disorders, Nyon, 21 de agosto de 2013, 14, 250.

Referências:

APA. Understanding chronic stress. Disponível em: https://www.apa.org/helpcenter/understanding-chronic-stress. Acesso em 02 Set 2019.

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FILHO, E.D.B. Exercícios simples e automassagem aliviam dor no pescoço. Disponível em: /fitness/materias/16840-exercicios-simples-e-automassagem-aliviam-dor-no-pescoco. Acesso em: 02 Set 2019.

HOGE, E.A., et al. Randomzied controlled trial of mindfulness meditation for generalized anxiety disorder: Effects on anxiety an stress reactivity. J Clin Psychiatry. 2013; 74 (8): 186-792.

SCHROEDER,S., et al. Effectiveness od acunpunture therapy on stress in large urban college population. J Acunpunct Meridian Stud 2017; 10 (3): 165-170.

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MINISTÉRIO DA SAÚDE. Estresse. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/253_estresse.html Acesso em 02 Set 2019.

DORIA, M.C.S, LIPP, M.E.N., SILVA, D.F. O uso da acunputura na sintomatologia do stress. Psicol cienc prof. 2012; 32 (1):34-51.

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