Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A aromaterapia é a terapia através dos aromas. Uma ciência, que age através dos óleos essenciais presentes nas plantas. Os óleos são usados para tratamentos de:
Estresse
Se você busca relaxamento, pingue de três a quatro gotas da essência de lavanda no chão do seu banheiro à noite, na hora do banho, para relaxar.
Rinite ou cansaço
O óleo de hortelã-pimenta ajuda a respirar melhorar quem tem problemas de rinite ou está muito cansado. Existe a opção de pingar de três a quatro gotas da essência no chão do seu banheiro, na hora do banho, ou tampar a pia, colocar água quente, despejar três gotinhas e aspirar o vapor. Cuidado para não ter contato com os olhos.
Dores musculares ou articulares
Misture 100 ml de água, 50 ml de vinagre e 25 gotas de óleo de eucalipto glóbulos.Aplique nos locais de dor e faça massagens. Ou molhe um algodão e aplique sobre a pele.
Antes de fazer uso da aromaterapia, faça um teste para saber se não tem alergia aos óleos essenciais. É importante ter cuidado com os óleos cítricos, como o de laranja, de limão, de tangerina. Eles são equilibradores e balanceadores do organismo. Ajudam a emagrecer, a combater a insônia e a celulite.
Existem óleos que sobem a pressão, ou melhor, que tratam a pressão baixa. São os de alecrim e de tomilho. Já para pessoas hipertensas é recomendado usar o ylang-ylang e o manjerona.
Dica
Conserve as essências em vidros escuros que preservam o perfume por mais tempo. E nunca esqueça os potinhos abertos, pois em contato com ar, eles oxidam e perdem a validade.