Dra. Mariluz Fontana, especialista em Psicologia, responde
Como ajudar uma pessoa com depressão?
A primeira providência é procurar um psicólogo ou um psiquiatra, pois a depressão é uma doença extremamente grave que pode levar a óbito. E somente esses profissionais poderão fazer um diagnóstico definitivo. Alguns dos sintomas são: tristeza profund...
[ Continuar lendo ]O que um homem pode fazer quando não consegue segurar a ejaculação por um período de tempo satisfatório?
Existem tratamentos psicológicos que podem te ajudar a descobrir se a causa é psíquica ou física. Se for física, poderá ser tratada com um urologista e se for psíquica será tratada com psicoterapia e medicação psiquiátrica.
Qual a relação entre bipolaridade e esquizofrenia?
SÃO DUAS DOENÇAS DIFERENTES, MAS O INDIVÍDUO COM BIPOLARIDADE, QUANDO ESSA FOR MAIS GRAVE, PODE TER ALGUNS SINTOMAS PARECIDOS COM A ESQUIZOFRENIA COMO POR EXEMPLO: ALGUM TIPO DE ALUCINAÇÃO E SENTIMENTOS PERSECUTÓRIOS ENTRE OUTROS.
Qual o primeiro passo para se ter o diagnóstico exato do autismo?
O primeiro passo é consultar um psiquiatra ou um psicólogo infantil.
Um tratamento medicamentoso de transtorno bipolar precisa ser necessariamente para o resto da vida?
Possivelmente sim, pois o abandono da medicação pode propiciar o retorno dos sintomas.
É correto falar que o autismo na infância é a mesma esquizofrenia na fase adulta?
Não Autismo é uma doença e a Esquizofrenia é outra. O Autismo não se transforma em Esquizofrenia são situações muito diferentes.
Fobia social tem cura?
Com um tratamento Comportamental Cognitivo e com medicação adequada é possível que o individuo tenha uma vida normal.
Quando a pessoa não quer tomar banho e repete a roupa todos os dias é sintomas de Transtorno Bipolar?
É difícil responder com precisão, pode ser Transtorno Bipolar mas também podem ser outras doenças psíquicas. É necessário consultar um psicólogo ou um psiquiatra para fazer um diagnóstico mais definitivo.
Como vencer o estresse?
Em primeiro lugar é necessário descobrir qual a fonte do estresse e para isso algumas vezes é necessária a ajuda de um profissional, isso feito, muitas vezes a mudança de hábitos alimentares, exercícios e lazer também podem ajudar.
Problemas mentais, síndrome do pânico e bipolaridade têm cura?
Retardo mental não tem cura, mas é possível o indivíduo levar uma vida bastante produtiva se for estimulado adequadamente tanto em família quanto na escola e na comunidade. Não podemos esquecer que o Retardo Mental possui graus mais ou menos grave e...
[ Continuar lendo ]