Dra. Claudia Benetti, especialista em Oftalmologia, responde
Quando a hipermetropia coexiste com o astigmatismo, o que muda no quadro e seu tratamento?
A hipermetropia pode vir acompanhada de astigmatismo e a grande variedade de quadros depende para cada paciente e somente um médico está apto a tomar as condutas concernentes para avaliar cada caso com cuidado.
Como prevenir a hipermetropia?
Não existem hábitos de vida que levam a hipermetropia e, portanto, nenhum que afaste seu aparecimento, visto que é basicamente a condição anatômica e de caráter pessoal.
Quais são as chances do quadro da hipermetropia se estabilizar com tratamento adequado?
A estabilidade se dá com o final do crescimento do corpo, por volta de 22 ou 23 anos de idade, quando as mudanças anatômicas do corpo não são relevantes para a hipermetropia.
Quais são as possíveis complicações decorrentes de hipermetropia não tratada ou tratada tardiamente?
Tratamento pode ser cirúrgico na intenção de diminuir e despenderia do uso dos óculos. As deficiências adquiriras pelo diagnóstico tardio não são tratadas e se mantém por toda a vida, mesmo que se opere para remissão do grau.
Quais mudanças de estilo de vida o paciente precisa fazer para evitar complicações decorrentes da hipermetropia?
As complicações decorrentes do não diagnóstico acontecem basicamente na infância, período que a visão ainda está se desenvolvendo e quando não tratada leva a uma deficiência o desenvolvimento visual que se mantém definitivamente! O paciente deverá u...
[ Continuar lendo ]Como é feito o diagnóstico da hipermetropia?
Os exames para se detectar hipermetropia são o exame de autorefração e refração manual com tomada da acuidade visual realizada por oftalmologista.
Quais são os sintomas possíveis da hipermetropia?
A hipermetropia geralmente de apresenta com uma dificuldade visual tanto para perto quanto para longe e geralmente acompanhada de cefaleia! Em crianças pode se apresentar com estrabismos e geralmente esse é o sinal indicativo da necessidade de orient...
[ Continuar lendo ]Quais são todas as possíveis causas da hipermetropia?
As causas são puramente anatômicas e o risco de se ter hipermetropia é uma tendência genética, como estatura, cor dos olhos ou cabelo! Como é basicamente tamanho e forma dos olhos, essa característica acompanha as características anatômicas da famíli...
[ Continuar lendo ]Quais as diferenças entre a hipermetropia axial e refrativa?
A hipermetropia se caracteriza por um olho que apresenta comprimento mais curto ou uma córnea mais plana e isso define a hipermetropia em axial e refrativa, respectivamente.
O que é a hipermetropia?
Hipermetropia é um erro de refração como a miopia e o astigmatismo e isso caracteriza a necessidade do uso de lentes corretivas. No caso da hipermetropia, a dificuldade é principalmente para a visão de perto e geralmente vem acompanhada de cefaleia d...
[ Continuar lendo ]