Manuela Pagan é jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2014) e em fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2008).
iNutracêuticos, hidratantes, tensores, ácidos, vitaminas: os cosméticos estão cada vez mais turbinados para deixar a pele rejuvenescida e saudável. Mas verdade seja dita os preços das fórmulas mágicas nem sempre cabem no bolso. E nem sempre o produto mais caro representa a melhor opção para determinado problema.
"Muitas pessoas compram produtos caros sem orientação, achando que estão fazendo um bem para a pele, mas na verdade estão comprando os itens errados para seu tipo de pele", explica o dermatologista Fernando Freitas, de São Paulo.
O resultado pode ser desastroso. Por isso, se você vai cuidar da pele sem uma orientação profissional, opte por truques simples, porém eficazes, ao invés de comprar cremes caros que podem não ser tão indicados assim para o seu caso.
A seguir, confira uma lista de truques baratinhos para aliviar aquelas marquinhas e deixar a pele do rosto mais bonita. Confira!
Gelo no lugar do primer
O primer passou recentemente de um total desconhecido para item com lugar cativo na bolsinha de maquiagem. Ele é uma ótima estratégia para fazer a maquiagem durar mais, uma vez que cobre todos os poros do rosto, diminuindo a oleosidade, dando toque aveludado ao rosto e garantindo que base, pó e companhia se fixem mais à pele.
Os poros dilatados são mais comuns na testa, nas bochechas e no nariz, regiões do rosto em que, naturalmente, há mais concentração de sebo.
"Os poros são como dutos, por onde passam os pelos e a oleosidade", explica a dermatologista Gabriela Casabona, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Mas para quem busca um substituto para o primer, aqui vai a dica: uma compressa feita com gelo envolto numa toalha também é uma ótima estratégia para fechar os poros do rosto.
Ele pode ser usado tanto para desinchar o rosto depois de uma noite mal dormida quanto antes da maquiagem para preparar a pele. "O gelo é um potente vasoconstritor, ou seja, diminui os vasos e a quantidade de sangue, aliviando o inchaço e, consequentemente, diminuindo o diâmetro dos poros", explica Fernando Freitas.
Por serem os poros os canais que liberam o sebo, com sua diminuição, a oleosidade também diminui, mas temporariamente - não vale como tratamento para pele oleosa. Com isso a maquiagem vai durar mais, como um primer natural.
Colher gelada na olheira no lugar de cremes
As olheiras podem ter muitas causas, podem até ser genéticas, mas a maioria delas é mesmo causada pela dilatação dos vasos sanguíneos que ficam logo abaixo dos olhos. Os produtos com ativos bioflavanoides e cafeína agem para estimular a circulação na região e reverter a vasodilatação, que causa o escurecimento.
O processo de resfriamento na região das olheiras, proporcionado pela colher gelada, irá causar vasoconstrição, o que combate o acúmulo de sangue na região. No entanto, muito cuidado, na hora de usar a colher. Muito gelada, ela pode queimar e machucar a pele.
O dermatologista Fernando ensina como fazer: "antes de dormir, coloque a colher no congelador e retire ao acordar, mas antes de aplicar deixe, pelo menos, vinte minutos sob temperatura ambiente e só coloque quando sentir que o frio da colher é completamente suportável".
Spray de soro fisiológico no lugar da água termal
Já ouviu falar em água termal? Ela está cada vez mais famosa: o líquido que vem de fontes subterrâneas é diferente da água da torneira. Além de ser uma ótima fonte de hidratação, como é próprio da água, contém diversos elementos e repõe os sais minerais que são perdidos da pele.
Cálcio, zinco, sódio e selênio são alguns dos componentes. Mas a principal virtude desse produto é a sua ação calmante, excelente após tratamentos estéticos, como a luz intensa pulsada e o laser ou depois de um dia de exposição excessiva ao sol.
Mas os preços nem sempre são tão atraentes quanto o produto. Para quem está procurando uma versão mais econômica, a sugestão é o soro fisiológico. Ele é baratinho, fácil de achar e também ajuda a hidratar a pele durante o dia.
A combinação de água destilada e cloreto de sódio também ajuda na hidratação da pele. No entanto, ele não possui o poder calmante da água termal.
Água de coco ao invés de água termal
A água de coco, assim como o soro fisiológico, também pode ser usada no lugar da água termal. Ela possui ainda mais minerais: fósforo, cálcio, sódio e magnésio. Ou seja, além de hidratar fornece à pele os minerais perdidos.
Mas vale reforçar que a água termal possui propriedades que otimizam a sua penetração na pele, por isso nem sempre a água de coco traz os mesmos resultados.
Chá de camomila substitui loções calmantes e água termal
Para complementar o efeito hidratante do soro fisiológico, a recomendação do dermatologista Fernando de Freitas é usar o chá de camomila para acalmar a pele, irritada depois da depilação do buço, por exemplo. A substância tem propriedades anti-inflamatórias. Uma sugestão é aplicar compressas de pano ou algodão embebidas em camomila no rosto e deixar agir por cerca de 15 minutos.
A camomila também pode ajudar a desinchar o rosto. Pálpebras inchadas de ressaca? Uma compressa gelada de chá de camomila pode ajudar a aliviar o problema.
"A camomila retira o excesso de água retida na região através de um fenômeno bioquímico chamado osmose", explica o dermatologista Fernando. Aliviando o inchaço e a cara de sono. Rodelas de pepino assumem o mesmo efeito.
Sabonete neutro no lugar de sabonetes, gel e espumas faciais
Os sabonetes líquidos, em gel ou espumas faciais são uma verdadeira tentação. Cada um tem uma propriedade específica para amenizar os problemas da pele seca, oleosa, sensível, madura ou acneica. Mas fazer a escolha sozinho, sem orientação médica, pode ser um perigo para a pele.
"Muita gente acredita que tem um tipo de pele, mas uma avaliação mais criteriosa mostra o contrário", explica Fernando. "O dermatologista avalia a pele e indica os melhores produtos, os sabonetes errados podem piorar o ressecamento ou a oleosidade, por exemplo".
Se você vai se aventurar na farmácia sem saber qual é o melhor sabonete para você limpar o rosto , opte por um sabonete neutro em barra específico para o rosto. Além de limpar a pele, ele não vai causar alterações ou desequilíbrios. Ou seja, pele sempre saudável. A dica também vale para os hidratantes, se você não sabe qual comprar, compre o mais simples.
Cremes não substituem uma boa alimentação
Você pode até prevenir alguns sinais de envelhecimento ou danos provocados por fatores externos à pele com cremes, loções e nutracêuticos, mas manter uma alimentação correta é essencial para proporcionar saúde e, consequentemente, viço e beleza à pele.
De nada adianta investir em cremes milagrosos, se não consumir nutrientes com ação antioxidante. "Zinco, selênio, vitaminas E e C, betacaroteno e licopeno (precursores da vitamina A) são alguns dos inimigos dos radicais livres", afirma o nutricionista Marco Dias Leme.
Produtos de origem animal e cereais integrais são boas fontes de selênio, segundo a Associação Brasileira de Medicina Biomolecular. O selênio é necessário para a produção de glutationa, que neutraliza os radicais livres que podem levar à deterioração das células de colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza e sustentação da pele.
De acordo com a instituição, o aumento dos radicais livres no organismo favorece não só o envelhecimento precoce, como a maior incidência de câncer e doenças cardiovasculares.
A castanha do Pará é outra fonte rica em selênio e zinco, nutrientes que melhoram a elasticidade da pele, ajudam na batalha contra infecções e auxiliam a renovação celular. A quantidade recomendada é duas castanhas ao dia para obter esses benefícios.
Toda a hidratação e a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio da pele só são garantidos com a ingestão adequada da quantidade de água: no mínimo dois litros por dia. Ela é essencial para hidratar o corpo, a pele e as fibras solúveis que ingerimos.
Estas são responsáveis por estimular o trânsito intestinal e a eliminação de toxinas do organismo, impedindo que o seu acúmulo também seja refletido na saúde e beleza da pele.