Manuela Pagan é jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2014) e em fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2008).
iO cabelo crespo negroide ou ulotríquio, como são classificados oficialmente, é o tipo predominante, principalmente, em quem tem a pele morena escura e negra. Marcado por penteados como o black power, tranças enraizadas (o clássico cabelo afro), rastafári ou, simplesmente, cachos, nesse tipo de cabelo crespo o que impera é o estilo. Mas como qualquer madeixa, os cuidados não podem ser deixados de lado e devem respeitar a estrutura de cada fio, que são mais frágeis e tem mais dificuldade de receber uma hidratação natural. "Os cabelos negroides tem os fios achatados em vez de cilíndricos, assumindo formato de fita, e são estreitados em alguns pontos e mais largos em outros, o que impossibilita que a lubrificação do fio, que parte no sentido do couro cabeludo para as pontas, seja feita de maneira uniforme", explica a dermatologista Maria Fernanda Gavazzoni, professora do curso de pós-graduação instituto professor Azulay da Santa Casa de Rio de Janeiro. "Além disso, suas cutículas têm menos camadas, o que torna o fio mais frágil, bem mais sujeito a quebra", explica. A seguir, confira algumas recomendações que ajudam a deixar os fios naturais mais bonitos, opte você por um belo black power ou uma cascata de longos cachos.
Relaxamento de ondas
O relaxamento de ondas é o tratamento mais pedido, isso porque ele diminui o volume sem desfazer os cachos. Em muitos relaxamentos são usados os mesmos princípios ativos das escovas progressivas e definitiva, o que muda é a forma de aplicação. Em geral o tempo de aplicação é menor e o cabelo é secado apenas com o secador - a chapinha não finaliza o processo. O papel da prancha no alisamento é mudar de maneira mais intensa a estrutura dos fios, que vão de enrolado a liso. O intervalo entre um relaxamento de ondas e outro varia de acordo com o produto usado, o cabelo e o número de lavagens, mas a duração é de, em média, dois a três meses. Além disso, é importante que sejam usados produtos específicos para cabelos quimicamente tratados.
Zica de Assis explica como é feito o procedimento na rede de salões Beleza Natural: "o tratamento usado é o Super-Relaxamento, os cabelos são cuidados para que formem suaves ondas, valorizando, portanto, a estrutura natural dos fios", conta. "O tratamento capilar requer, além do produto, técnica própria de aplicação e análise dos fios". A aplicação do Super-Relaxante deve ser mensal para que os cabelos mantenham o balanço e o brilho naturais, além de evitar uma diferença entre a raiz do cabelo que cresceu e os fios já tratados com o Super-Relaxamento.