Redatora de conteúdos sobre saúde, alimentação e bem-estar.
A lipoaspiração a laser é uma cirurgia plástica em que antes de a gordura ser aspirada, ela é rompida com laser. O procedimento é muito parecido com a lipoaspiração comum, mas acredita-se que o laser possa facilitar a retirada da gordura.
Outros nomes
Lipolaser, laserlipólise
Como é feita a lipoaspiração a laser
O laser chega até os depósitos de gordura através de uma cânula com uma fibra ótica aclopada. Para introduzi-la, primeiro é feita uma infiltração tumescente, que consiste na aplicação de um líquido que contém soro fisiológico e adrenalina, para ajudar a reduzir o sangramento e melhorar a retirada da gordura. Depois a cânula é aplicada através de incisões iguais à da lipoaspiração comum, por baixo da derme (a segunda camada da pele). O laser, normalmente de CO2 ou de Diodo, atua através da fibra ótica, quebrando a membrana das células de gordura, fazendo com que elas se "dissolvam". A cânula vai fazendo movimentos de vai e vem, para abranger uma área maior de células adiposas.
O procedimento deve ser feito em ambiente hospitalar e o paciente é submetido a anestesia, na maioria das vezes ela é local com sedação, mas também pode ser peridural ou geral. A escolha da anestesia é feita em acordo pelo médico e paciente. Em casos de lipoaspiração em nível alto (perto das mamas) ou na qual é feita em muitas partes do corpo, a anestesia geral é considerada por muitos como a mais segura.
Quem é o profissional apto a realizar a lipoaspiração a laser?
O mais indicado é que a lipoaspiração seja realizada com um cirurgião plástico, profissional treinado a fazer este procedimento.
Indicações para a lipoaspiração a laser
Assim como a lipoaspiração comum, a lipoaspiração a laser é mais indicada para pessoas que desejam remover depósitos de gordura que não conseguem eliminar através de atividades físicas ou alimentação balanceada. Pacientes com estrias, excesso de pele flácida e com pouca elasticidade não são bons candidatos à cirurgia. O ideal é que o paciente esteja dentro do peso saudável, para evitar complicações durante a operação e também, pois a lipoaspiração não objetiva causar emagrecimento, mas apenas melhorar o contorno corporal.
Saiba mais: Será que você tem indicação para fazer lipo?
Partes do corpo que podem ser submetidas à lipoaspiração
A lipoaspiração pode ser feita em qualquer parte do corpo em que haja gordura localizada. Abdômen, região dorsal, coxas, lateral das mamas, braços, submento (papada) são regiões comumente submetidas a esta cirurgia.
Tempo da cirurgia
O tempo de duração da lipoaspiração depende muito da extensão e área ser aspirada. Portanto, o procedimento pode ser apenas focal ou se estender a várias áreas do corpo, podendo durar aproximadamente entre 1 e 4 horas.
Pré-operatório da lipoaspiração a laser
Assim como as demais cirurgias, é necessário fazer diversos exames pré-operatórios que são solicitados para se avaliar o estado de saúde do paciente e também diagnosticar e monitorizar condições clinica que impediriam a realização da cirurgia. Em geral, os exames pré-operatórios requisitados são: risco cirúrgico (eletrocardiograma), hemograma, provas de coagulação sanguínea, glicemia, dosagem de TGO e TGP (avaliação hepática para diagnosticar possíveis doenças do fígado), colesterol, triglicerídeos, uréia e creatinina, urina e raio-x de tórax.. O cirurgião também pode pedir ultrassom da região a ser operada e doppler (exame que permite a visualização dos vasos sanguíneos) das pernas para verificar se há trombos na corrente sanguínea.
Contraindicações
Pessoas que possuem muitas doenças - como hipertensão, diabetes e obesidade - tem o risco cirúrgico aumentado. Por isso, devem conversar com seu médico sobre a real necessidade de uma cirurgia estética. Pacientes com obesidade ou com 30% acima do peso ideal podem não se beneficiar com a cirurgia. Pessoas com estrias e pele pendente no local onde desejam realizar a cirurgia devem ser examinadas para ponderar a possibilidade da cirurgia, pois a retirada da gordura nesses casos pode piorar o aspecto da região. Admite-se retirar gordura com segurança em até 7% do correspondente do peso corpóreo do paciente.
Tempo de internação
Uma lipoaspiração grande pede o mínimo de 24 horas de internação, mas se a cirurgia for menor é possível ir embora até no mesmo dia.
Recuperação após a lipoaspiração a laser
A recuperação desta cirurgia é relativamente rápida, já que existem poucos ou nenhum ponto de costura cirúrgico. É recomendado ao paciente permanecer em repouso nos primeiros dias (cerca de 3 a 5 dias). Para realizar a maioria das atividades cotidianas, o paciente estará capacitado no período de aproximadamente 15 dias, de acordo, é claro, com sua recuperação. Pode ser necessários medicação analgésica, que deve ser prescrita pelo médico, e antibióticos para prevenir infecções. É comum dor de intensidade variável no local da cirurgia assim como a ocorrência de manchas roxas, vermelhas ou amarelas que tendem a sumir ao longo de aproximadamente 2 semanas.
Normalmente se indica o uso de modelador no pós-operatório, por um período de aproximadamente 45 dias no mínimo. Exercícios só são permitidos após um 1 mês, porém, com uma semana já se pode fazer caminhadas leves. Não se deve tomar sol enquanto permanecerem os edemas (inchaços) e ainda as equimoses (manchas arroxedas) que podem provocar manchas na pele caso tenham incidência direta dos raios solares. É bastante importante evitar qualquer tipo de trauma, porque isso prejudicaria a cicatrização e, claro, os resultados da cirurgia.
Já a alimentação não sofre restrições, embora sempre seja aconselhável seguir uma dieta com pouco sal, equilibrada e balanceada em prol da saúde e da manutenção do peso. Não tome álcool durante sua recuperação, pois facilita a retenção de líquidos no corpo.
Saiba mais: Conheça os exercícios que ajudam a perder a gordura localizada
Seguir as recomendações médicas no pós-operatório proporciona uma melhor chance de um bom resultado, uma vez que o tratamento não se encerra com o fim do ato cirúrgico. É um conjunto de fatores na qual inclui a prescrição médica de medicações e tratamentos fisioterápicos entre outros.
Possíveis complicações/riscos da lipoaspiração a laser
Na cirurgia de lipoaspiração há as complicações comuns a qualquer cirurgia, como sangramento, infecção, trombose venosa, tromboembolismo pulmonar e óbito. Os riscos específicos são: depressão da região, alterações na pele - como flacidez e rugosidade -, alteração de coloração e até necrose da pele, além, claro, da insatisfação com os resultados. Também pode advir uma má cicatrização das incisões, irregularidades e depressões em áreas aspiradas em demasia e assimetria de contorno pelo mesmo motivo. Além disso, pode ocorrer queimadura na pele quando a energia do laser se concentra em foco na mesma.
Antes e depois da lipoaspiração a laser
Até o primeiro mês o paciente estará muito inchado, assim, o peso permanecerá igual. Mas com o passar do tempo o edema diminui. O tempo necessário para que seja visto o resultado final é de aproximadamente 3-5 meses (tudo depende do cuidado pós operatório e características biológicas individuais do paciente). Dificilmente o local onde foi feita a lipoaspiração voltará a ter depósito de gordura. Isso acontece porque o número de células de gordura só aumenta até a adolescência. Na vida adulta elas apenas têm seu tamanho expandido. No entanto, é errado pensar que ?a área lipoaspirada terá menos células de gordura, por isso não engordará como antes?; na verdade, as células gordurosas que restam podem aumentar muito o seu volume, de maneira que o resultado pode ser prejudicado caso o paciente não siga uma rotina com hábitos de vida saudáveis.
Compare a lipoaspiração a laser com a lipoaspiração tradicional
A lipoaspiração a laser e a tradicional são muito semelhantes. A diferença, de acordo com os especialistas, está no primeiro procedimento de usar o laser para quebrar a membrana das células gordurosas, que facilita mais o processo e pode reduzir o tempo de recuperação do paciente. Porém, esse método adiciona o risco de queimadura, portanto sua escolha deve ser ponderada com um cirurgião plástico.
Alie a lipoaspiração a laser com...
Alimentação balanceada A lipoaspiração, seja comum ou a laser, apenas remove as células adiposas existentes, mas não impede que as restantes voltem a inchar e que o resultado se perca. Por isso, é muito importante ter uma alimentação balanceada e sem sal na época da cirurgia. Além disso, com a perda de depósitos de gordura, o organismo entende que precisa repor esse estoque de energia, assim o paciente tende a sentir mais fome.
Atividades físicas Fazer exercícios regularmente é muito importante para manutenção dos resultados da cirurgia. Além do exercícios em si ser uma queima calórica e prevenir o ganho de peso, um aumento da massa magra gasta mais calorias do organismo, ajudando o paciente a não acumular mais gordura.
Drenagem linfática Após uma intervenção cirúrgica, o organismo tem uma maior dificuldade em drenar líquidos, o que causa uma maior retenção, e a drenagem linfática ajuda nesse aspecto, auxiliando também na redução do inchaço na região lipoaspirada. Além disso, o procedimento estimula a circulação sanguínea (o que ativa o processo de cicatrização) e evita possíveis ondulações na região e o surgimento de fibroses.
Cheque antes da consulta
- O médico que você irá consultar deve ter registro no Conselho Federal de Medicina (CFM), é possível fazer essa checagem no site da instituição
- O profissional deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Outras instituições não avaliam a formação e experiência do profissional desta área A cirurgia deve ser feita em hospital que tenha creditação para realizar cirurgias de médio porte. É prudente ter unidade de terapia intensiva no hospital
- Converse com alguém que já fez a cirurgia com o mesmo médico e informe-se sobre o procedimento e os resultados.
Fontes
Revisado por Cirurgião Plástico Marcelo Wulkan (CRM: 108732), membro da Socidedade Brasileira de Cirurgia Plástica, International Confederation for Plastic, Reconstructive and Reconstructive Surgery, International Society of Aesthetic Plastic Surgery e American Society of Plastic Surgeons
Cirurgião plástico André Eyler (CRM: 667862), membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da American Society of Plastic Surgeons
Cirurgião plástico Fernando de Almeida Prado (CRM: 70.729), diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - regional de São Paulo
Cirurgião plástico Erick Leonardo Oliveira (CRM: 11 6682), membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Dermatologista Valéria Campos (CRM 73.176), especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia