Redatora de conteúdos sobre saúde, alimentação e bem-estar.
O que é carboxiterapia capilar
Carboxiterapia capilar é a técnica que utiliza aplicação injetável de gás carbônico medicinal em couro cabeludo, com intuito de aumentar a irrigação sanguínea na raiz dos fios e estimular os folículos capilares.
Indicações da carboxiterapia capilar
A carboxiterapia capilar é indicada em casos de queda de cabelo, principalmente o eflúvio telógeno, quando os fios na fase final de sua vida caem em grande quantidade. Também é indicado para alguns tipos de calvície, como a alopécia androgenética, aquela causada por herança genética e famosa entre os homens.
Como é feita a carboxiterapia capilar
O gás carbônico é injetado na derme, segunda camada da pele, através de uma agulha de insulina (extremamente fina) conectada a um cateter que esta ligado a um cilindro que contém o gás. São feitos alguns furos ao longo do couro cabeludo, depois da assepsia adequada.
Como o couro cabeludo é uma região muito sensível, o tratamento pode ser feito com anestesia tópica, em forma de cremes.
Saiba mais: Seu cabelo precisa de hidratação ou cauterização?
Sessões
A carboxiterapia capilar costuma ser feita em entre 10 e 20 sessões, com intervalos semanais ou quinzenais. Uma sessão pode durar entre 20 e 40 minutos. Em geral, pode ser necessário seguir com a manutenção, mas tudo dependerá do problema inicial do paciente, dos cuidados em casa recomendados e da resposta do couro cabeludo ao tratamento.
Profissionais aptos a fazer a carboxiterapia capilar?
Esse tratamento deve ser executado por médicos, normalmente dermatologistas e cirurgiões plásticos.
Cuidados antes da carboxiterapia capilar
Em geral não são necessários cuidados antes da carboxiterapia capilar, apenas é indicado lavar os cabelos no dia do procedimento.
Saiba mais: Carboxiterapia: o que é, para que serve e riscos
Cuidados após a carboxiterapia capilar
Depois da carboxiterapia capilar é importante que o paciente mantenha boa higiene no couro cabeludo e siga as orientações de seu médico.
Contraindicações
A carboxiterapia capilar é contraindicada em casos de lesão cutânea na área a ser tratada, para pacientes em tratamento para câncer e AIDS ou portadores de doenças cardíacas e pulmonares.
Grávida pode fazer?
O tratamento não é indicado para gestantes.
Possíveis riscos da carboxiterapia capilar
Quando o procedimento é bem realizado, tecnicamente correto, a carboxiterapia capilar é quase isenta de riscos. Caso contrário, existe a possibilidade de infecção local.
Antes e depois da carboxiterapia capilar
A resposta à carboxiterapia capilar demora a ser notada. Mas em media, após dois meses, pode se notar o crescimento de novos fios, mais grossos e fortes. Espera-se um aumento na quantidade de fios, uma maior densidade e volume, uma hidratação maior. Mas a melhora da hidratação dos cabelos já pode ser percebida na segunda sessão.
Alie carboxiterapia capilar com...
Alimentação saudável Quanto mais colorido seu prato, mais nutrientes você está consumindo, e isso melhora a saúde do corpo todo, inclusive dos cabelos. Para ter vitaminas e sais minerais importantes
Redução no uso de químicas no cabelo Durante o período desse tratamento, o ideal é evitar expor o cabelo a procedimentos químicos, como a escova progressiva. Assim, o cabelo sofre menos agressões e o resultado aparece mais rapidamente.
Saiba mais: Como usar o xampú a seco
Fonte
Dermatologista Helena Costa (CRM-RJ 5281778-3), membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia
Dermatologista Claudia Miki (CRM-RJ: 52555015), especialista da clínica Essendi, no Rio de Janeiro