Redatora de conteúdos sobre saúde, alimentação e bem-estar.
O que é descoloração dos cabelos
Descoloração é todo o processo que tira os pigmentos dos fios de cabelo. Em geral são associados dois tipos de produtos nessa técnica: o pó descolorante (normalmente composto de peróxido de hidrogênio, a famosa água oxigenada) e um oxidante.
O último faz com que as cutículas do cabelo se abram, e assim o descolorante pode retirar a pigmentação do fio. Existem alguns produtos descolorantes derivados da amônia também, que agridem menos os cabelos.
Normalmente os descolorantes vêm com uma volumagem, que consiste na quantidade de água em que o pó é diluído. Quanto maior a volumagem, maior o clareamento e a abertura das escamas.
Qualquer tom de cabelo pode ser descolorido, mas quanto mais escuro o fio, mais tempo o produto deve ficar nos cabelos e maior a agressão feita ao cabelo.
Saiba mais: Cronograma capilar: o que é e como fazer em casa
Como descolorir os cabelos
Em primeiro lugar, é preciso que o profissional leve em conta a saúde do fio. Fios muito danificados precisam de tratamentos mais leves, ou com produtos sem amônia ou oxidantes mais baixos, que não agridam tanto a estrutura do fio. Com isso avaliado, é preciso entender os objetivos da cliente.
A descoloração pode ser feita no cabelo todo ou apenas algumas mechas, para fazer luzes. No caso das mechas, pode ser usada uma touca com furos ou papel alumínio, que corta a entrada de oxigênio, permitindo uma volumagem maior na descoloração.
De qualquer forma, o profissional mistura o descolorante com o oxidante e aplica nos fios que se deseja descolorir. Deixa o produto fazer efeito pelo tempo necessário e depois retira o produto durante a lavagem. Depois disso, ele pode seguir com o penteado desejado.
Saiba mais: Seu cabelo precisa de hidratação ou cauterização?
Qualquer tonalidade de cabelo pode ser descolorida dependendo do objetivo. Mas quanto mais escuro o fio, mais camadas de pigmento deverão ser retiradas.
Cabelos tingidos de pretos não deveriam ser descoloridos para chegar ao loiro, por exemplo, pois sempre vai revelar seu fundo de clareamento avermelhado. Com os ruivos de tinta, os tons se revelam laranja.
Os castanhos e loiros escuros não exigem tanto cuidado já que são mais fácies de chegar ao objetivo. Em todos os casos, o loiro platinado é o grau de descoloração que mais agride os fios. A hidratação é fundamental para minimizar os danos sofridos pela descoloração.
Saiba mais: Matizador: para que serve, como usar e indicações
Pode descolorir os cabelos em casa?
Algumas pessoas até compram água oxigenada para fazer a descoloração em casa, mas isso não é recomendado pelos especialistas, por ser um procedimento que pode agredir e danificar os fios se não for feito corretamente, além de haver o risco de não se conseguir os resultados esperados.
O ideal é que o processo seja feito por profissionais especializados em colorimetria, ou seja, especialistas na coloração dos cabelos.
Cuidados antes da descoloração
É muito importante que os cabelos estejam em condições de receber a química sem danos. Por isso mesmo, antes de descolorir é necessário fazer uma análise do fio, saber se químicas foram utilizadas anteriormente e quais foram elas, testar a elasticidade e a resistência dos fios e verificar sua porosidade.
Pode ser aconselhável fazer um tratamento alguns dias antes do procedimento, dependendo da necessidade e fragilidade dos fios é mais indicado hidratação ou cauterização.
Cuidados após a descoloração
Os cabelos ficam mais frágeis após a descoloração, por isso é importante fazer hidratação e cauterização conforme a indicação do seu cabeleireiro, além de usar produtos específicos para fios descoloridos.
Para manter a cor, é importante evitar excesso de exposição ao sol, sal e cloro e também utilizar shampoos matizadores, para evitar que o cabelo fique esverdeado ou amarelado.
Saiba mais: Luzes no cabelo: dicas para clarear os fios sem danificá-los
É sempre importante dar um tempo após a descoloração do cabelo para fazer um próximo tratamento. Quando os fios continuam saudáveis, esse intervalo pode variar entre uma semana e quinze dias. Mas se os cabelos estiverem danificados, o ideal é esperar mais.
Quem não pode descolorir
Pessoas com doenças agudas ou ferimentos no couro cabeludo não devem fazer química nos cabelos. Quem estiver com cabelos sensibilizados, fracos, finos ou saturados de química são contraindicadas de fazer qualquer tipo de clareamento dos fios.
Além disso, cabelos com alisamentos químicos são mais sensíveis e podem ser muito danificados com este processo. Por isso é importante avaliar os fios.
Saiba mais: Cabelo rosa: aprenda a pintar em casa e veja fotos
Grávida pode descolorir o cabelo?
Mulheres grávidas também têm restrições quanto à descoloração dos fios. É recomendado que procurem orientação médica nesses casos. O mais indicado é que esse tipo de procedimento não seja feito nos primeiros três meses da gravidez.
Fontes
Revisado pelo médico dermatologista Adriano Almeida (CRM-SP: 119.415), diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC)
Cabeleireira Adriana Patatt, hairstylist do Visage Coiffeur, no Rio de Janeiro
Cabeleireiro Wagner Lisboa, hairstylist do Club Capelli, no Rio de Janeiro
Vania Conceição, técnica de educação de L´Oréal Professionnel