Redatora de conteúdos sobre saúde, alimentação e bem-estar.
O que é escova marroquina
A escova marroquina é um tipo de escova progressiva que chegou ao Brasil em 2012. A diferença está em sua composição, cujos ingredientes principais são a argila e o óleo de cacau, que a deixam com um cheiro de chocolate ou pão de mel.
O diferencial da escova marroquina é que ela foi o primeiro tratamento desse tipo em que a pessoa poderia lavar o cabelo logo em seguida. Nas fórmulas iniciais das escovas progressivas era necessário deixar os cabelos três dias sem contado com água.
Além disso, ela foi uma das primeiras fórmulas a não conter quantidades significativas de formol em sua composição.
Indicações da escova marroquina
A escova marroquina é indicada para pessoas que tem cabelos cacheados e ondulados e querem alisá-los.
Como é feita a escova marroquina
No salão, o primeiro passo é lavar os cabelos com um xampu de limpeza profunda. Depois o cabelo é secado e o cabeleireiro aplica o produto. Então, o cabelo é secado novamente com o produto e o profissional depois modela os fios com a chapinha, permitindo que eles fiquem lisos. Por fim é feito um enxague e um creme de tratamento é aplicado para finalizar.
Hoje, a maior parte das escovas é feita com carbocisteína, um aminoácido que abre as estruturas do fio, o que permite que o alisamento seja feito depois com a ação da chapinha. Porém, para que o cabelo fique liso mesmo, é preciso depois os fios sejam fechados novamente. Nesse momento o ativo usado era o formol, mas hoje ele é substituído pelo tioglicolato de amônio e a etalonamina, substâncias semelhantes a ele, mas que causam muito menos dano aos cabelos.
Saiba mais: Prolongue sua progressiva
Pode fazer em casa?
A escova marroquina é um procedimento complexo, que mexe com produtos químicos que pedem atenção. Por isso mesmo, ela deve ser feita com um cabeleireiro de confiança, e jamais deve ser feita em casa ou em um local em que você não confia.
Sessões
Os efeitos da escova marroquina duram por entre três a cinco meses, dependendo do cabelo e do número de lavagens, já que o produto tende a sair saindo quanto mais os fios são lavados. Normalmente, o momento de refazer o tratamento é quando a raiz já cresceu e começa a incomodar.
Profissionais que podem fazer
O ideal é que a escova marroquina seja feita por um profissional cabeleireiro treinado e capacitado para fazer a técnica.
Cuidados antes da escova marroquina
Não são necessários quaisquer cuidados especiais antes da realização da escova marroquina.
Cuidados após a escova marroquina
Após a escova marroquina, o mais indicado é que se evite usar xampus de limpeza profunda ou anti-resíduos, pois eles diminuem a duração do efeito deste procedimento. Além disso, é muito indicado que se faça hidratação mais vezes, já que a escova resseca muito as pontas dos cabelos e também pode torna-los elásticos, pois muda a distribuição da queratina ao longo dos fios. Mas nada de fazer hidratação com limpeza profunda, ou ele agirá da mesma forma que o xampu para essa finalidade.
Quando lavar os cabelos, use uma quantidade generosa de condicionador para diminuir a fragilidade dos fios. Hidrate frequentemente e evite fazer descoloração ou tingir os cabelos em intervalos curtos após a realização do procedimento, pois pode potencializar os danos. Se o cabelo ficar quebradiço e com frizzy, pare de fazer o procedimento e espere o crescimento de novos fios que substituirão o cabelo danificado.
Saiba mais: Tratamento para fios loiros
Outro cuidado importante é evitar dormir de cabelos molhados, pois isso muda a estrutura do fio, não importa se você fez escova progressiva ou não!
Contraindicações
A escova marroquina é contraindicada a qualquer pessoa que tenha alergia aos componentes de sua fórmula. Por isso mesmo, antes de aplica-la, exija que seu cabeleireiro faça o teste de alergia.
Pessoas com couro cabeludo sensível e cabelos muito oleosos não devem fazer a escova progressiva, por causar ainda mais sensibilidade e oleosidade no couro. Além disso, pessoas com cabelos virgens não são totalmente contraindicadas, mas normalmente não obtêm os melhores resultados ao fazer essa técnica.
Saiba mais: Avaliação de Beleza: você cuida bem da sua pele e cabelos?
Evite este procedimento se seu cabelo for muito crespo, já que o mesmo não funcionará para reorganização e alisamento dos fios.
Grávida pode fazer?
O ideal é que grávidas evitem o procedimento, pois são usadas químicas que podem afetar sua saúde e a do bebê. Na dúvida, o ideal é prevenir.
Possíveis riscos da escova marroquina
Alguns profissionais podem cometer um erro na hora de fazer a chapinha. Esses aparelhos podem atingir uma temperatura de 230 graus Celsius, enquanto os cabelos aguentam no máximo 200 ºC. Ao usar a chapinha na temperatura máxima, as fibras capilares são queimadas e o cabelo fica danificado, mas isso só é percebido após um tempo, quando o produto da progressiva começa a deixar os fios.
Antes e depois da escova marroquina
Em geral, os cabelos ficam lisos e sem volume, com uma redução no efeito frizz dos fios. Algumas vezes, porém, os cabelos podem ficar com um aspecto chapado, já que o volume e as ondas são totalmente retirados. Isso acontece porque a escova progressiva deixa um resíduo, que pode ir se acumulando nos fios, tornando-os cada vez mais lisos. Se o cabelo chapou e você não gostou do resultado, você pode conversar com seu cabeleireiro e fazer uso de um reconstrutor de cachos, que faz com que os fios ganhem ondulação. Mas se você quer volume sem cachos, a única solução é esperar o produto sair dos cabelos.
Alie escova marroquina com...
Hidratação capilar É muito importante fazer hidratação continuamente após a escova progressiva, mesmo que seja em casa. O processo ajuda a manter os fios brilhantes e bem nutridos, algo importante, pois a progressiva tende a ressecar os fios, principalmente as pontas.
Fontes
Cabeleireiro Marcos Coraza, hairstylist do Gilberto Cabeleireiros em São Paulo