Redator colaborador das editorias de saúde e beleza.
O que é a escova de turmalina
A escova de turmalina, como o próprio nome diz, é um alisante à base de turmalina, que é uma pedra semipreciosa e confere um efeito de liso natural aos cabelos sem o uso de componentes químicos. Ela deixa os fios lisos e também sem frizz. Por isso, entre os outros tipos de alisamento, ela promete ser uma nova opção a quem se cansou de escovas, chapinhas ou alguns tipos de escova progressiva que agridem o couro cabeludo.
Outros nomes para a escova de turmalina
Perfect Liss
Indicações da escova de turmalina
A escova de turmalina, assim como todos os tipos de escova, é indicada para quem deseja alisar os cabelos, porém sem agredir os fios. Ela promete um resultado 100% natural, livre da queda e do frizz. Com ela, os cabelos ficam soltos, brilhantes, hidratados e fortalecidos.
Do que a escova de turmalina é feita
A turmalina é considerada uma pedra semipreciosa, um mineral de silicato extraído de rochas que é conhecido por sua piroeletricidade. Isso significa que, quando aquecida, a turmalina fica carregada de eletricidade e funciona exatamente como uma pilha, com um polo positivo e outro negativo. Por isso mesmo, o produto aplicado no cabelo é feito com ativos dessa pedra.
A escova de turmalina tem formol?
Essa é uma dúvida bastante recorrente, e a resposta para ela é sim e não. A escova de turmalina, na realidade, não necessita de formol em sua fórmula, pois a própria pedra tem efeito alisante. O formol, que é um produto químico bastante agressivo assim como a amônia, portanto, não se faz necessário, mas mesmo assim ele pode aparecer em algumas fórmulas de escova de turmalina eventualmente. O ideal é sempre verificar a embalagem, buscando pelos termos "formaldeído" ou "poliformol".
Como é feita a escova de turmalina?
A escova de turmalina segue os procedimento de uma escova normal. O que muda é basicamente sua composição. Primeiramente, os cabelos são lavados para que a oleosidade natural seja removida. Em seguida, eles são secados para que a escova seja aplicada por aproximadamente 20 minutos. Depois, para finalizar, o profissional irá "pranchar" os cabelos em mechas finas.
A escova de turmalina é aplicada no salão de beleza e a sessão demora, em média, 40 minutos, sendo que os fios podem ser lavados em seguida sem nenhum problema.
Saiba mais: Tudo sobre escova progressiva
Pode fazer a escova de turmalina em casa?
Não, o recomendado é que a escova de turmalina seja aplicada diretamente no salão de beleza, sempre com um profissional devidamente capacitado para isso.
Qual profissional apto a fazer a escova de turmalina?
Tanto cabeleireiros quanto hairstylists são profissionais capacitados para aplicar a escova de turmalina, desde que sejam especializados na técnica.
Cuidados antes de fazer a escova de turmalina
Não é preciso tomar nenhum cuidado específico antes de aplicar a escova de turmalina. Esse tipo de tratamento pode ser feito em qualquer tipo de cabelo, até mesmo os que contém química ou coloração.
O único ponto de atenção para quem deseja fazer a escova de turmalina diz respeito à descoloração. Como este processo deixa os fios muito sensíveis, o ideal é dar um tempo entre os dois procedimentos.
Saiba mais: Prolongue sua progressiva
Também é possível aliar a escova de turmalina a outros tipos de relaxamento capilar, com exceção do Henê, que geralmente é utilizado para alisar cabelos crespos ou cacheados. Isso acontece porque o Henê contém chumbo em sua composição, um material incompatível com a turmalina. De qualquer forma, este produto não costuma combinar com nenhum outro método de alisamento.
Cuidados depois de fazer a escova de turmalina
Também não é necessário nenhum cuidado especial depois de sair do salão de beleza com os cabelo sob efeito da escova de turmalina. Pode fazer a lavagem normalmente durante o banho e também não há contraindicação quanto à coloração.
Sessões
Para garantir sempre um bom resultado, a pessoa deve retocar a escova de turmalina a cada três ou quatro meses.
Contraindicações para a escova de turmalina
Não há contraindicações para a escova de turmalina, com exceção do uso ? anterior ou posterior ? de produtos que contenham chumbo em sua fórmula, a exemplo do ?Henê?. No geral, a escova de turmalina pode ser feita por todas as pessoas que desejem alisar os fios sem química e com expectativa de resultado natural, sem queda e frizz.
Grávidas podem fazer?
Sim, graças à tecnologia, agora gestantes podem alisar os fios sem problema algum. A implementação da escova térmica, como a de turmalina, por exemplo, fecha a cutícula dos fios e melhora a hidratação, sem agredir o couro cabeludo e causar prejuízos à saúde da mulher.
Possíveis riscos da escova de turmalina
Em geral, a aplicação da escova de turmalina não envolve riscos, a não ser, é claro, que a pessoa seja alérgica a algum dos componentes do produto. Por isso, o teste da mecha é sempre um procedimento importante e não pode ser descartado.
Antes e depois da escova de turmalina
A pessoa que optar pela escova de turmalina pode esperar cabelos com aspecto liso natural, e não esticado, forte (resistente à queda), sem frizz, macio, brilhante, sedoso e muito bem hidratado.
Fontes
Andrea Caporuscio, cabeleireira e proprietária do Spa des Jardins