Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Além de entreter crianças e até mesmo adultos, a animação Frozen, lançada em 2013, está inspirando mulheres a se recuperarem da anorexia. A pesquisadora Su Holmes, da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, sofria com a anorexia. Foi quando ela assistiu à animação Frozen e se inspirou com a canção Let it go (Livre estou).
Ela sentiu que a música estava ligada à sua luta contra a anorexia. E pensou consigo mesma: "Estou maluca ou esta canção parece tratar da minha própria situação?".
Após realizar uma pesquisa no Google, ela descobriu que não havia sido a única pessoa lutando contra a anorexia que se identificou com a música. "Encontrei muitas pessoas que pensavam o mesmo na internet, em blogs de pessoas que haviam se recuperado da anorexia", disse.
Duas interpretações
Su Holmes identificou dois grupos de pessoas com anorexia que interpretaram o filme de maneiras completamente diferentes. O primeiro focou na canção Let it go. "Porque nela Elsa fala da pressão que sofre para que seja uma garota perfeita e de como ela precisa se libertar disso", diz.
Este grupo utilizou a música como uma aliada para vencer a anorexia. "Há um longo histórico de casos de anorexia envolvendo garotas 'perfeitas' e as pressões de pais e da sociedade para elas sejam assim. Muitas meninas dizem que a história da personagem Elsa é muito parecida com a relação delas com a anorexia", explica.
Já o outro grupo, de acordo com Holmes, se baseou na figura de Elsa como um incentivo para comer menos ainda. "A mesma letra foi interpretada de forma completamente contrária. Elas dizem: 'Foi assim que me senti quando minha mãe descobriu minha anorexia, e pensei que não seria mais aquela garota perfeita'", conta.
Entenda a importância dos pais na prevenção da anorexia e da bulimia aqui.