Pediatra especializada em medicina do adolescente, conhecida como hebiatria. Formada pela Pontifícia Universidade Católi...
iA adolescência é a fase de transformação das crianças em adultos. Para encontrarem sua personalidade e individualidade os jovens experimentam diversos comportamentos diferentes, seja nas vestimentas, nos relacionamentos, nos estudos e também nos alimentos.
Mudanças de hábitos alimentares na adolescência são comuns e até mesmo esperadas. Na busca pela independência e autonomia os adolescentes tentam se afastar do padrão de seus pais e se aproximam de outros jovens, para juntos descobrirem um novo mundo.
O aumento da carga horária escolar e a vida social intensa levam muitos jovens a fazerem as refeições fora de casa e a assumirem a responsabilidade por sua alimentação. Com a liberdade em mãos e o afastamento dos olhos dos pais, podem surgir os erros alimentares, notoriamente a preferência por "junk food", mas também a seletividade.
A busca por uma alimentação saudável é, em princípio, positiva, mas é preciso entender qual é a motivação. Maturidade? Modismo? Ideologia? Busca pela magreza? Adolescentes são muito suscetíveis à seguirem a moda, se comportando como a maioria do seu grupo, muitas vezes sem ter um objetivo específico.
Outros, influenciados por informações recebidas de amigos, professores, redes sociais e outras mídias, passam a acreditar que esse ou aquele alimento não devem ser consumidos, e ideologicamente passam a restringir o que comem. Já a busca pela magreza tem diversas causas, podendo ser genética, psicológica, psicossocial e outras.
Saiba mais: Apetite do adolescente é maior devido ao crescimento e mudanças físicas
Mudanças corporais e padrão da magreza
Atualmente a magreza tem sido associada a beleza e ao sucesso profissional. Modelos, atores, atletas e pessoas de destaque na mídia têm seus corpos modificados pela tecnologia para parecem mais esbeltos, fazendo as pessoas acreditarem em uma magreza que não é real.
Além disso, a transformação do corpo, processo natural do crescimento, provoca um estranhamento em muitos adolescentes, principalmente nas meninas, que identificam as novas curvas adquiridas como "gordura" e fazem de tudo para manter seus corpos infantis, aos quais estão acostumadas.
A dieta saudável é baseada em quantidade e qualidade adequadas. A quantidade é relativa, depende da necessidade básica de cada indivíduo, sua composição corpórea, peso, altura e atividades físicas realizadas. Uma refeição balanceada deve conter alimentos de todos os grupos alimentares de forma equilibrada, assim como quantidade de líquidos diária adequada.
A busca por uma alimentação saudável por parte dos adolescentes é positiva, mas exige um olhar cuidadoso, não só para as motivações dessa procura, mas também pelo risco da restrição alimentar, resultado da falta de conhecimento das necessidades básicas de cada um. O impacto que isso pode causar na vida adulta é grande, uma vez que o corpo, na adolescência, ainda está em fase de formação.
Saiba mais: Ganho de peso na adolescência envolve emoções e influências sociais
Como identificar transtorno alimentar em adolescentes
Adolescentes que têm grande conhecimento do valor calórico dos alimentos, que passam muitas horas sem comer, que restringem cada vez mais a quantidade do que comem e/ou que se pesam com frequência, devem ser avaliados com muita atenção, sob o risco de estarem desenvolvendo algum transtorno alimentar.
Segundo o Manual de Doenças Mentais (DSM-5), os seguintes comportamentos levam ao diagnóstico de anorexia nervosa:
- restrição de ingesta calórica que leva ao baixo peso para o sexo e a idade (IMC menor que 18,5)
- medo intenso de ganhar peso ou ficar gordo, ou comportamento persistente para evitar o ganho de peso, apesar de já estar com baixo peso
- percepção distorcida de autoimagem ou forma física e do peso corporal
- excessiva influência do peso e da forma física na autoestima ou negação da realidade do baixo peso.
Caso se identifique o transtorno alimentar, o jovem deve ser encaminhado à equipe habilitada para iniciar o tratamento o quanto antes.