Redatora de conteúdos sobre saúde, alimentação e bem-estar.
Entre as diversas mudanças de visual, a socialite Kim Kardashian já até mudou radicalmente e pintar os cabelos, antes bem escuros, de um loiro quase branco, o chamado loiro platinado. E a empresária norte-americana não foi a única a aderir esse visual, os atores Jared Leto e Lady Gaga também exibiram cabelos bem mais claros em março deste ano.
De acordo com o cabeleireiro Cristiano Melo, técnico da Maxiline, hoje esse visual está muito mais moderno. "Na verdade os platinados foram reformulados e sua proposta mudou, sendo assim, os platinados hoje não são mais aqueles cabelos cinzas, chumbados, com aspecto envelhecido, e sim levemente dourados, beges ou cinzentos, com brilho e vitalidade", explica o especialista.
Mas é importante lembrar que o processo de descoloração pode ser muito agressivo ao fio. "O processo de descoloração capilar desestrutura o fio de cabelo tornando-o poroso e ressecado. Ou seja, perdem parte dos nutrientes naturais necessários para um aspecto saudável e brilhante", ensina a cabeleireira Conceição Pimentel, coordenadora de treinamentos da Escovar, franquia de salões de beleza. E quais mais escuro é o seu cabelo inicialmente, maior o estrago!
Por isso, se sua vontade é chegar aos cabelos loiros quase brancos, veja as dicas de cuidados dos nossos especialistas:
Prepare-se para os retoques
O complicado de adotar um visual tão claro é que os retoques devem ser constantes. Alguns especialistas afirmam que eles devem ser feitos semanalmente, se a intenção é evitar a grande diferenciação da raiz original. Como as visitas ao salão deverão ser constantes, para manutenção da cor e saúde dos fios, retocar não será um trabalho tão grande. "O ideal é que o retoque de raíz seja feito em menor prazo, com coloração, no caso de cabelos de pigmentação natural escura", explica Conceição.
No entanto, é preciso tomar cuidado ao reparar o visual. "Muito cuidado com o retoque, pois ele pode comprometer e muito a saúde e a cor dos fios platinados, sempre retoque com os mesmos produtos da vezes anteriores, procure não mudar de profissional, e o mais importante, retoque de raiz o produto não vai para comprimento e pontas", considera Cristiano.
Mas se você quer adotar o visual, mas não pretende ficar loira para sempre, pode optar pelas mechas platinadas ou adaptar o visual. "Desde que optem por raiz mais escura e o retoque seja feito sempre mais longe da raiz com uma proposta ombré, é possível mudar o visual sem ter que colorir o platinado", ensina o especialista.