Redatora de conteúdos sobre saúde, alimentação e bem-estar.
Hoje cabelos loiros podem ser adotados por qualquer uma, não importa a cor do cabelo original. O problema é que um preço alto precisa ser pago, e não estamos nos referindo só à conta do salão: com o passar do tempo o fio cresce e a cor natural dá as caras novamente... É a temida raiz, que precisa ser retocada inevitavelmente em dois ou três meses, como frisa o hair stylist Felipe Nolasco, do salão Top Milano, em São Paulo.
Mas, se retocar não é uma opção para você, veja outras técnicas para lidar melhor com a raiz que está crescendo dos cabelos loiros tingidos.
Peça por uma raiz esfumada
A raiz esfumada, ou apagada, é uma técnica em que a mudança da cor do cabelo não começa em um ponto específico do fio, dessa forma, a raiz natural fica mais preservada. "Esse trabalho é feito, pois a tendência de raízes mais próximas do tom natural e comprimento e pontas mais claros (ombré) permanece a cada estação, com algumas variações. A vantagem deste serviço, quando os cabelos estão muito loiros, é o maior tempo para o retoque", pondera Valéria Conceição, cabeleireira e educadora de L'Oréal Professionnel. Ela pode ser feita durante o processo de tornar os cabelos loiros ou pode ser adaptada posteriormente pelo cabeleireiro.
Invista em luzes no cabelo
Fazer mechas e luzes no cabelo, em vez de descolori-lo completamente, é uma ótima pedida para que a transição de cor fique mais natural. "O profissional pode optar por luzes em transparência, o que deixa o cabelo mais claro e não cria o aspecto mechado. Desta forma ele ficará mais claro sem perder seu tom natural de fundo", explica o hair stylist Felipe Nolasco, do salão Top Milano, em São Paulo.
Mas nada de tentar retorça sozinha ou maquiar o problema depois! Muitos tutoriais na internet ensinam como usar produtos de maquiagem para pintar mechas na raiz dos cabelos, mas nem sempre o truque dá certo. "O resultado destes truques, como máscara para cílios ou bastões por exemplo, é um resultado opaco e artificial", ressalta Valéria Conceição.
Transforme em um ombré
O ombré hair é uma técnica de luzes em que há tem uma suave mudança de cor a partir da altura da orelha, portanto quando o cabelo atinge essa altura, dá sim para transformar. No entanto, isso demora um tempo, pois o cabelo precisa crescer. "Para que isso aconteça deve ser criada uma área de sombra que se alonga na parte posterior", descreve Nolasco. Inclusive, se você ainda não fez luzes, fazer direto um ombré é uma opção para não se preocupar com raiz tão cedo.
Assuma a raiz
Desde 2013 muitas mulheres do mundo todo resolveram assumir a raiz mais escura do cabelo mesmo, sem atenuá-las com um efeito ombré. Infelizmente, no Brasil poucas mulheres adotaram a técnica, mas é uma ótima pedida para as mais corajosas. Quanto mais escura for sua cor natural, mais bonito! "Nesta moda temos como foco o contraste entre a raiz e o cabelo pintado", explica Nolasco. E vamos combinar, se Madonna, a rainha do pop pode exibir os fios escuros na raiz, por que você não?
Pinte novamente da cor natural
Por fim, existe sempre a opção de voltar os cabelos à cor original. Inclusive, é uma opção bem menos danosa ao fio do que a descoloração dos cabelos. "A descoloração é um procedimento mais alcalino para o cabelo. Tonalizar a parte mais clara dependendo do diagnóstico será sempre um procedimento mais suave", ressalta Vânia Conceição. Portanto, se nenhuma das opções anteriores agradar, é sempre uma possibilidade.