Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Bronde hair é o termo em inglês que é nova sensação quando o assunto é tintura e está fazendo sucesso entre as famosas e nos salões de beleza mais antenados. A palavra Bronde é a junção de blonde (loiro) e brunette ou brown (castanho ou marrom), isso porque é uma cor que fica justamente entre o loiro e o castanho.
Não existe uma nuance ou tintura de base única, nem mesmo uma técnica de cabelos com luzes específica para quem quer adotar o bronde. A cor de base dos fios é castanho ou loiro-escuro e, por cima, são feitas luzes mais claras ou suaves. Normalmente os reflexos são uma sutil combinação em mechas horizontais de dois ou três tons acima, mas tudo vai depender do tipo de pele e do estilo de cada mulher.
"Isso torna esse tipo de clareamento tão versátil que ele pode ser adaptado para mulheres de todos os tipos de pele (de loiras às negras) e até pode ser feito aliado a outros tipos de clareamento como o efeito tartaruga", ensina Fernando Torquatto, cabeleireiro e caracterizador da TV Globo. As variações, como o baby bronde (uma versão bem mais clara), já começaram.
Saiba mais: Cabelo platinado: como é feito, dicas e cuidados em casa
Fernando Torquatto lembra ainda que a técnica original é diferente das mechas sombré hair, ombré hair ou californianas porque não tem tanto contraste entre a raiz e as pontas. O expert Célio Faria, de Belo Horizonte (MG), comenta que a novidade veio das passarelas nacionais e internacionais, mas que é a cara das brasileiras, que adora reflexos, mas que precisa de uma solução sob medida, já que temos tantos tipos de peles, cores de cabelos e até texturas dos fios: do crespo ao liso.
Ficou curiosa? Então veja algumas famosas que apostaram nessa tendência e inspire-se!
Saiba mais: Sombré Hair: conheça a técnica e fotos para se inspirar
A atriz britânica usou uma tintura mais homogênea, com poucas luzes claras (loiro trigo) se destacando. O tom claro e é perfeito para mulheres branquinhas, como ela. Como a tintura é sutil, não é necessário descolorir as sobrancelhas.
Mulheres negras que desejam clarear os fios, como faz a cantora pop Beyoncé, podem optar com segurança pelo bronde como técnica de cabelos com luzes. A ideia é um fundo mais escuro (castanho) com luzes loiras, esse contraste sutil é o grande diferencial da técnica. Repare que as luzes são feitas da raiz até as pontas.
A cantora pop conseguiu um efeito baby bronde (mais loiro) com luzes douradas, mas se a sua pele é de tom frio, pode optar por mechas de loiro acinzentado também.
A cantora está sempre mudando o cabelo e foi uma das primeiras a aderir ao bronde. Como ela tem a pele morena, escolheu tons de castanho e loiro que puxam para o dourado (nuances quentes) para os fios e acertou em cheio.
Jennifer Lopez prova ainda que a tendência fica ótima em mulheres de qualquer comprimento de cabelo, dando leveza extra às madeixas curtas.
A supermodelo também está usando o bronde, um tom entre o loiro e o castanho. Se você não quer mudanças radicais, essa é uma pedida. A tintura de fundo é castanha e as luzes são bem fininhas e suaves, a ideia é não mudar a cor do cabelo mesmo, apenas dar leveza e balanço nos cabelos com luzes, neste caso.
Saiba mais: Matizador: para que serve, como usar e indicações
A atriz elegeu um efeito mais loiro nas luzes frontais e nas pontas, essas mechas ficaram destacadas do fundo caramelo. A ideia é ótima para quem quer ficar loira sem ter que retocar a raiz o tempo todo, basta puxar algumas mechas desde a raiz.
Outro benefício é que não descolore tanto as madeixas, preservando a saúde dos fios, mas sem deixar de adotar os cabelos com luzes.
Saiba mais: Californianas: veja como é feito e famosas para se inspirar
A atriz Kerri Russel usou uma técnica parecida com a de Michelle Monaghan, mas com um tom de loiro acinzentado, que combina com a tonalidade de base do seu cabelo. Além disso, as luzes são um pouco mais finas neste caso.