Angiologista e Cirurgião Vascular, formado em 1992 pela universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Fez residência...
iAs tatuagens datam do antigo Egito e hoje viraram moda. Mas quem tem tendência ou histórico de varizes, precisa tomar cuidado ao desenhar as pernas! Se a pessoa não tiver varizes nas pernas não há contraindicação para a tatuagem. Mas, muitas pessoas que possuíam tendência a varizes e fizeram tatuagem nas pernas e hoje possuem o problema, mas por causa dos desenhos o tratamento é dificultado. É possível fazer tatuagens em nas pernas se elas estão livres das varizes, mas vale lembrar que, se no futuro você tiver varizes e precisar fazer uma cirurgia, essa tatuagem será danificada e também vai dificultar o tratamento.
Além disso, quem tem problemas circulatórios nos membros inferiores e vasinhos procuram, às vezes, fazer os desenhos com o objetivo de esconder as varizes. Essa nem sempre é uma opção acertada, pois o próprio ato de tatuar pode lesionar o vaso, já doente, e provocar uma inflamação do local ou da veia.
Lembre-se que as tatuagens para esconder as varizes só não são indicadas para aquelas pessoas que tem varizes subdérmicas, isto é, que ficam ao nível da pele. Nesses casos o contato com a agulha da tatuagem vai provocar sangramento, principalmente em veias de grosso calibre, podendo gerar flebites.
A flebite é todo tipo de inflamação da parede das veias, tanto do sistema nervoso superficial, como o profundo, sendo mais frequente no superficial. Ele pode evoluir para uma tromboflebite, quando ocorre uma obstrução nas veias e também pode ocorrer uma varicoflebite que é uma inflamação nas veias varicosas que evoluem para uma varicomtroboflebite, que é mais grave, pois o trombo pode ir para o sistema profundo, acarretando uma trombose venosa profunda e migrar para o pulmão, causando uma embolia pulmonar.
Por isso o melhor a fazer é tratar primeiro as varizes e depois consultar seu angiologista sobre a possibilidade de fazer uma tatuagem nas pernas.