Médico especializado em angiologia e cirurgia vascular graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é...
iNa gestação, aproximadamente 70% das mulheres apresentam algum tipo de manifestação varicosa. Mulheres que têm muita tendência familiar na gravidez podem ter varizes desencadeadas nesse período. A boa notícia é que boa parte delas vai sumir espontaneamente após o período da amamentação.
O fator hormonal é sem dúvida alguma o mais importante para o desencadeamento das varizes. Por isso, logo nos primeiros meses já notamos o aparecimento de pequenos vasos ou o aumento de veias já existentes. Os hormônios femininos, estrogênio e progesterona, relaxam a musculatura da veia, facilitando a formação de varizes e edema. Já a partir do terceiro trimestre, o aumento do volume do útero dificulta o retorno do sangue por compressão da veia cava, que é a principal veia de retorno venoso para o coração. O edema (inchaço) é um sinal muito comum durante a gravidez.
Recomendações para prevenção de varizes e suas complicações na gravidez:
- Não fumar
- Manter o peso corporal sob rigoroso controle
- Praticar atividade física regular, de intensidade compatível com o período, que inclua exercícios aeróbicos para ajudar no controle do peso
- Evitar ficar na mesma posição por longos períodos, seja de pé ou sentada. Procurar movimentar-se a cada hora. Ficar na ponta dos pés e fazer movimentos repetidos também ajudam na circulação do sangue
- Sempre que possível, deitar e colocar os pés elevados, acima do coração, de preferência várias vezes ao dia e à noite
- A partir do terceiro trimestre, dormir virada para o lado esquerdo para facilitar o retorno venoso
- Usar meia elástica medicinal sempre que houver sensação de peso, cansaço ou inchaço.
Medicações podem ser prescritas em caráter excepcional, sendo reservadas a pacientes muito sintomáticas e de preferência no trimestre final.
Caso note o aparecimento de dor, calor localizado, vermelhidão ou edema (inchaço) em uma perna só, é bom procurar ajuda de um angiologista para descartar problemas maiores.
A gravidez é um momento único e especial na vida da mulher. Preservar a saúde vascular com medidas simples ajuda muito a gestante e seu bebê que ainda está chegando.