O Dr. Marcelo Wulkan é médico desde 2002, cirurgião plástico e membro especialista e titular da Sociedade Brasilei...
iMuitas mulheres recorrem a abdominoplastia para conquistar o sonho da barriga chapada de forma mais rápida e certeira. No entanto é preciso entender que a manutenção dos resultados da cirurgia. A abdominoplastia não traz um resultado definitivo, pois, assim como outras partes do corpo, o abdômen também vai envelhecer ao longo do tempo. Portanto, alguns cuidados são fundamentais para manter e até prolongar os resultados!
Idade pode atrapalhar!
Com o passar dos anos, pode ocorrer perda natural do colágeno da pele, causando enrugamento da pele (mais visível em pacientes magras). Somando-se ao fato da pele perder hidratação, sofrer acúmulo de radiação solar e perda de massa muscular, o abdômen como um todo se modifica ao longo de décadas. Por este motivo, podemos minimizar a ação dos anos com proteção solar adequada (uso de filtros solares) e hábitos de vida saudáveis incluindo alimentação balanceada e exercícios fisicos regulares.
Invista em estilo de vida saudável
Além disso, é preciso ter cuidados de estilo de vida: algumas pacientes podem, por exemplo, perder os resultados da operação se não seguirem uma dieta equilibrada e fizerem exercícios físicos. Isso costuma ocorrer com as que ganham muito peso, adquirem estrias e quando ocorre gravidez após a cirurgia.
No caso do ganho de peso rápido, pode haver um acúmulo maior de estrias, que quebram as fibras elásticas da pele, trazendo novamente flacidez à região. Ou seja, mesmo que a paciente emagreça naturalmente, talvez ela não consiga recuperar o resultado da abdominoplastia.
Faça a cirurgia só depois da gravidez
Se você quer investir em uma abdominoplastia, faça-a quando decidir não ter mais filhos ou não planeje ter um bebê logo em seguida. As mudanças do corpo promovidas pela gestação distendem a pele e tecido gorduroso superficial do abdômen e às vezes o corpo não consegue manter a mesma silhueta após a gravidez e posterior perda de peso.
Conclusão: é preciso tomar cuidado
Uma abdominiplastia não significa ter uma barriga chapada para sempre. Para manter ao máximo o resultado obtido com a cirurgia plástica de abdômen, o paciente deve manter o peso e atividades físicas frequentes, especialmente aeróbicas e que visam tonificar os músculos abdominais. Além disso, a proteção solar ajuda a impedir os efeitos nocivos do sol ao envelhecimento da pele, mantendo os resultados por mais tempo.