Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iUm homem britânico quase ficou cego de um olho ao desenvolver uma úlcera no globo ocular após usar lentes de contato por 12 horas ou mais ao dia. Andy James, 32 anos, foi levado ao hospital quando começou a sentir uma forte dor em seu olho esquerdo.
Ao chegar lá, James foi diagnosticado com úlcera na córnea, a camada transparente na frente do olho, e precisou passar por um doloroso tratamento, que incluiu até mesmo injeções no olho, para evitar que perdesse a visão do olho esquerdo.
Agora, ele decidiu compartilhar sua história para alertar outras pessoas sobre os riscos de usar lentes de contato por períodos prolongados. "O mais assustador é que pode acontecer com qualquer um. No meu caso, eu segui todas as instruções do rótulo da minha lente e tentava deixar meus olhos descansarem, ficando só com óculos, sempre que podia", disse Andy.
Andy nunca foi informado sobre os possíveis riscos do uso das lentes de contato. "O fato é que todo mundo que usa lentes de contato é suscetível às úlceras nas córneas. E nunca me falaram sobre esses riscos. É preciso ter mais cuidado ao vender lentes de contato e as pessoas que as comercializam devem informar melhor o consumidor na hora da compra", afirmou Andy.
Ele usa lentes de contato desde os seus 20 anos e nunca foi orientado corretamente sobre como utilizar as lentes, seguindo apenas a orientação do rótulo do produto. "A especialista do hospital que me atendeu no caso da úlcera no olho ficou indignada com o fato de eu usar a lente de contato sete dias por semanas, 12 horas ou mais por dia. Ela basicamente me informou que não se deve usar a lente por mais de três dias consecutivos por mais de oito ou nove horas. Eu nunca usei as lentes de contato corretamente porque nunca recebi a orientação certa", contou Andy.
Felizmente Andy não ficou com nenhuma sequela de sua úlcera. Veja os cuidados essenciais ao usar lentes de contato aqui.