O Dr. Marcelo Wulkan é médico desde 2002, cirurgião plástico e membro especialista e titular da Sociedade Brasilei...
iA lipoescultura é uma técnica cirúrgica em que é feita a transferência da gordura de uma região para a outra. Ela envolve a combinação das técnicas de lipoaspiração e lipoenxertia, A lipoenxertia usa a gordura em excesso removida de alguma outra região do corpo através da lipoaspiração da própria paciente para "esculpir" o corpo, de modo a preencher, aumentar e modelar as estruturas flácidas, depressões ou áreas com pouco tecido adiposo.
Existem muitas dúvidas em torno de como é feito o procedimento e seus resultados. A seguir você pode conferir quatro dúvidas respondidas:
A gordura retirada passa por algum processo antes de ser recolocada?
Sim, a gordura pode ser tratada de diversas formas. Ela pode ser deixada ?descansando? para decantação, peneirada ou centrifugada. Vale lembrar que existem muitos protocolos de como se tratar a gordura mas ainda não existe consenso de qual é o melhor. De maneira geral, todos os processos visam a mesma coisa: utilizar a gordura da maneira mais pura e sem outras partes de sangue (ex: sem hemácias, leucócitos, plaquetas, plasma).
Ao colocar mais gordura em uma região do corpo que antes não a possuía, não há o risco de se desenvolver celulite ou flacidez na região, mesmo que a longo prazo?
Com a técnica adequada, geralmente por meio de realização de pequenos túneis paralelos entre si nos quais são injetados a gordura, raramente ocorre celulite. Não existe razão para aumentar a flacidez no local visto que estamos aumentando o volume num mesmo compartimento, ou seja, deixando a região ainda mais densa.
O corpo pode reabsorver ou mesmo rejeitar essa gordura enxertada e o resultado da cirurgia pode acabar se perdendo?
Sim, ocorre absorção variada da gordura lipoenxertada e os estudos ainda não são enfáticos em dizer a porcentagem exata que ocorre isso. Por esse motivo, muitos médicos optam em realizar a lipoenxertia colocando um pouco mais do que o necessário, já esperando uma absorção da gordura.
Quais os cuidados que o paciente deve ter após a lipoescultura para evitar problemas?
A região que recebe lipoenxertia deve permanecer sem receber traumas por algumas semanas. Nào se deve usar gelo no local. Alguns medicos receitam antibiótico para se evitar infecção e, no caso de leve desconforto, analgesicos. A recuperacao costuma ser tranquila. Pode-se fazer massagem modeladora apenas sob orientacao do médico para não prejudicar o resultado. Dependendo do local, recomenda-se o uso de malha levemente compressiva.