Médica do sono e neurologista. Possui experiência no tratamento de transtornos do sono (insônia, apneia, ronco, perna in...
iA Demência com Corpos de Lewy (DCL), apesar de ser pouco conhecida, está no grupo dos três transtornos neurodegenerativos mais comuns, junto do Alzheimer e da demência vascular.
A DCL é muitas vezes confundida com a doença de Alzheimer e com a doença de Parkinson, ou mesmo com a junção das duas. Isso ocorre porque nesse tipo de transtorno mental a pessoa apresenta tanto demência como também sintomas do Parkinson. No entanto, a Demência com Corpos de Lewy é considerada mais agressiva.
O ator Robin Williams apresentava o distúrbio neurodegenerativo. A sua condição foi divulgada na mídia após entrevista dada por Susan Schneider, esposa do ator.
Sintomas da Demência com Corpos de Lewy (DCL)
Os principais sintomas são:
- Demência: Diferente da doença de Alzheimer, onde a pessoa esquece dos acontecimentos do dia a dia e só lembra do passado, na DCL o paciente tem muita dificuldade de atenção e também dificuldade para realizar tarefas que antes eram comuns, como preparar um café, fazer uma compra ou mesmo sacar dinheiro.
- Lentidão dos movimentos: Ações como tomar banho, caminhar ou comer tornam-se mais demoradas. Os tremores típicos da doença de Parkinson são pouco frequentes na DCL. Alguns dos outros sintomas do Parkinson aparecem junto com a demência logo no início da manifestação, o que auxilia bastante no diagnóstico.
- Alucinações visuais: É comum o paciente ver pessoas e animais que não existem.
- Quedas frequentes e perda de consciência
- Sono agitado: O paciente apresenta à noite, enquanto dorme, movimentos bruscos, como se estivesse vivenciando o sonho.
- Flutuações dos sintomas no decorrer do dia: o paciente pode apresentar momentos em que está normal e outros em que fica confuso.
O que causa a Demência com Corpos de Lewy (DCL)?
Até o momento a causa da DCL não está estabelecida. Contudo, sabe-se que no cérebro dos pacientes acometidos ocorre o acúmulo da proteína chamada: Corpos de Lewy, o que leva a uma perturbação mental. A doença não tem cura, assim como no Alzheimer e no Parkinson.
Diagnóstico da Demência com Corpos de Lewy (DCL)
O diagnóstico é feito através da análise do histórico do paciente, seguido por um exame físico feito por um neurologista. Os exames de imagem, como a ressonância magnética de crânio, não dão um diagnóstico.
Saiba mais: Cuidados de quem tem Alzheimer
Tratamento da Demência com Corpos de Lewy (DCL)
Ainda não existe um tratamento que consiga reverter a doença, então hoje o que se busca para estes pacientes é amenizar os sintomas. Os remédios utilizados são: a levodopa, para melhorar a questão dos movimentos, e os inibidores da acetilcolinesterase, para melhorar os sinais da demência.