
Médica do sono e neurologista. Possui experiência no tratamento de transtornos do sono (insônia, apneia, ronco, perna in...
i
A Demência com Corpos de Lewy (DCL), apesar de ser pouco conhecida, está no grupo dos três transtornos neurodegenerativos mais comuns, junto do Alzheimer e da demência vascular.
A DCL é muitas vezes confundida com a doença de Alzheimer e com a doença de Parkinson, ou mesmo com a junção das duas. Isso ocorre porque nesse tipo de transtorno mental a pessoa apresenta tanto demência como também sintomas do Parkinson. No entanto, a Demência com Corpos de Lewy é considerada mais agressiva.
O ator Robin Williams apresentava o distúrbio neurodegenerativo. A sua condição foi divulgada na mídia após entrevista dada por Susan Schneider, esposa do ator.
Sintomas da Demência com Corpos de Lewy (DCL)
Os principais sintomas são:
- Demência: Diferente da doença de Alzheimer, onde a pessoa esquece dos acontecimentos do dia a dia e só lembra do passado, na DCL o paciente tem muita dificuldade de atenção e também dificuldade para realizar tarefas que antes eram comuns, como preparar um café, fazer uma compra ou mesmo sacar dinheiro.
- Lentidão dos movimentos: Ações como tomar banho, caminhar ou comer tornam-se mais demoradas. Os tremores típicos da doença de Parkinson são pouco frequentes na DCL. Alguns dos outros sintomas do Parkinson aparecem junto com a demência logo no início da manifestação, o que auxilia bastante no diagnóstico.
- Alucinações visuais: É comum o paciente ver pessoas e animais que não existem.
- Quedas frequentes e perda de consciência
- Sono agitado: O paciente apresenta à noite, enquanto dorme, movimentos bruscos, como se estivesse vivenciando o sonho.
- Flutuações dos sintomas no decorrer do dia: o paciente pode apresentar momentos em que está normal e outros em que fica confuso.
O que causa a Demência com Corpos de Lewy (DCL)?
Até o momento a causa da DCL não está estabelecida. Contudo, sabe-se que no cérebro dos pacientes acometidos ocorre o acúmulo da proteína chamada: Corpos de Lewy, o que leva a uma perturbação mental. A doença não tem cura, assim como no Alzheimer e no Parkinson.
Diagnóstico da Demência com Corpos de Lewy (DCL)
O diagnóstico é feito através da análise do histórico do paciente, seguido por um exame físico feito por um neurologista. Os exames de imagem, como a ressonância magnética de crânio, não dão um diagnóstico.
Saiba mais: Cuidados de quem tem Alzheimer
Tratamento da Demência com Corpos de Lewy (DCL)
Ainda não existe um tratamento que consiga reverter a doença, então hoje o que se busca para estes pacientes é amenizar os sintomas. Os remédios utilizados são: a levodopa, para melhorar a questão dos movimentos, e os inibidores da acetilcolinesterase, para melhorar os sinais da demência.