"Sou uma dentista antenada e busco estar ligada em tudo o que faz bem para a nossa saúde".Há mais de 10 anos de formada,...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A língua é um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Com ela conseguimos falar, comer e distinguir sabores. Por estar em constante contato com resíduos, uma língua que tem sua higienização negligenciada se torna propícia a doenças e infecções, que podem ocasionar sérios transtornos.
O que pode causar problemas na língua?
Segundo a cirurgiã dentista e especialista em halitose, Bruna Conde, essas condições que afetam especificamente a língua são causadas por maus hábitos, entre eles a falta de higiene, além do abuso de cigarro, drogas e bebidas alcoólicas.
“Morder o lábio, pele, unha, bochecha e colocar objetos na boca também pode auxiliar na descamação da boca e contribuir para a formação de saburra lingual e mau hálito”, conta.
Como identificar um problema na língua?
É importante sempre observar sua própria língua e, ao perceber qualquer sinal de anormalidade, procurar um especialista. Cor, tamanho e formato da língua, manchas, lesões, verrugas, ardor, sensibilidade e sangramento são fatores a serem avaliados.
“Qualquer incomodo já é motivo para procurar ajuda. Porém, tem vezes que podemos não sentir nada e ter algo. O check-up com frequência faz toda a diferença e mais ainda com profissionais que avaliam toda a cavidade bucal e não só dentes”, declara a profissional.
Dentistas no geral estão aptos a avaliar a saúde da língua e orientar qual especialização buscar. Dentistas especializados em periodontia, estomatologia e bucomaxilofacial são os mais indicados para o tratamento da região.
Tipos de problemas na língua mais frequentes
- Aftas
São lesões arredondadas, em parte avermelhadas com o centro amarelado, que acometem a língua e a boca. Causam desconforto e podem atrapalhar a mastigação e a fala.
Causas: o aparecimento de uma afta pode ter relação com o consumo de alimentos cítricos, estresse, reações alérgicas e algumas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como HIV, gonorreia e sífilis.
Tratamento: as aftas desaparecem naturalmente, entre 7 a 10 dias. Ao estarem relacionadas a outras doenças, é necessário realizar o tratamento adequado da condição que desencadeou a afta. Em casos mais graves, é recomendado o atendimento de um dentista.
- Candidíase oral
Causada pelo fungo Candida albicans, a candidíase oral, também conhecida como sapinho, pode ser descrita pela presença de placas esbranquiçadas que surgem na língua e em partes da boca.
Causas: atinge pessoas de todas as idades, sendo mais frequente em bebês e em pacientes com a imunidade baixa devido ao tratamento de doenças como o câncer, que fazem uso de imunossupressores ou que sejam portadores do vírus HIV.
Tratamento: o tratamento ocorre por meio da utilização de remédios e cremes antifúngicos, além de bochechos com formulações indicadas pelo médico.
- Língua pilosa
É caracterizada pelo acúmulo de queratina nas papilas gustativas, que deixam a parte de cima da língua com uma coloração castanha-escura ou preta.
Causas: a condição ocorre pela má higienização da língua e fatores como tabagismo, consumo em excesso de cafeína e infecções fúngicas.
Tratamento: é necessário uma visita ao dentista para identificar a origem do problema e orientar os cuidados que o paciente deve seguir, como a suspensão do tabaco e até a troca de medicamentos.
- Língua geográfica
Também chamada de glossite migratória benigna, a língua geográfica ocorre com a formação de linhas grossas e salientes - em alguns casos avermelhadas -, com bordas irregulares e esbranquiçadas, na parte de cima da língua. Gera desconforto, queimação e ardência, além de ocasionar o desaparecimento das papilas filiformes.
Causas: ainda não se sabe ao certo o que origina o surgimento da condição, mas acredita-se que possa ter relação com histórico familiar, estresse emocional, psoríase, asma e rinite.
Tratamento: não há tratamento específico para esse quadro, apenas o controle de suas manifestações por meio de analgésicos.
- Câncer na língua
O câncer na língua ocorre com o aparecimento de manchas vermelhas ou brancas na base da língua, chamada de orofaringe, que doem e não melhoram. É mais frequente em homens com mais de 40 anos e, caso não diagnosticada a tempo, pode ser fatal.
Causas: o consumo exagerado de álcool, uso de tabaco e má higienização bucal são alguns dos fatores que levam ao desenvolvimento da doença.
Tratamento: o método escolhido dependerá do tamanho e da fase do câncer. Normalmente, é indicada a cirurgia com complemento de radioterapia.