Sou graduada pela Faculdade de Odontologia da USP desde 2008, possuo especialização em Implantodontia, também sou especi...
iDentes mais brancos são o desejo de muitas pessoas, e muitas vezes é possível obtê-los mudando pequenos hábitos do dia a dia. Veja alguns deles a seguir:
Saiba mais: Tire suas dúvidas sobre clareamento dental antes de fazer
1. Beba água
O consumo de água faz bem para o corpo e para a saúde bucal, pois ajuda na produção da saliva, que é fundamental para a limpeza e diluição de resíduos alimentares e equilibrar a acidez.
A saliva é composta por 99% de água e 1% de substâncias orgânicas e inorgânicas, dentre as inorgânicas temos, por exemplo, sódio, cloro, cálcio, fosfato e bicarbonato. Entre as substâncias orgânicas temos as proteínas e enzimas como a amilase e a lisozima.
2. Higienize de forma adequada
É muito importante realizar a higiene bucal sempre após as refeições, diminuindo assim o tempo de contato da placa bacteriana e dos restos de alimentos com a superfície dental, diminuindo assim a possibilidade de penetração dos pigmentos alimentares entre os cristais do dente, minimizando a chance de manchamento e escurecimento dos dentes
E não esqueça o fio dental: ele é a melhor ferramenta para remoção dos restos alimentares e placa bacteriana que formam entre os dentes, é fundamental o uso do fio para a manutenção e limpeza dessas regiões, mantendo assim os dentes mais brancos.
3. Prefira alimentos fibrosos
Alimentos ricos em fibras são aliados de dentes mais brancos, pois as fibras geram um maior atrito na superfície dental levando à uma limpeza mecânica removendo a placa bacteriana e resíduos alimentares que possam estar aderidos ao dente. Além disso os alimentos ricos em fibras também costumam estimular a salivação, e como já vimos a saliva é muito importante para neutralizar a acidez e evitar a desmineralização dos dentes e também diluir os resíduos presentes na superfície dental.
4. Cuidado com os carboidratos simples
Carboidratos refinados, que incluem o pão branco, farinha de trigo, bolachas, arroz branco, macarrão e massas, quando metabolizados pelas enzimas salivares podem sofrer fermentação. Essa fermentação produz o ácido lático, que desmineraliza o esmalte dos dentes e pode causar danos à dentina, acelerando o amarelamento.
5. Evite o cigarro
O cigarro causa o escurecimento dental por liberar substancias com pigmentos escuros, levando a formação de manchas nos dentes, além disso a nicotina gera uma diminuição do fluxo salivar, que é responsável pela manutenção do pH bucal, e hidratação adequada dos dentes.
6. Chiclete pode ajudar!
A goma adoçada com xilitol é um agente anticárie. O xilitol é um açúcar de cinco carbonos que não pode ser metabolizado pelas bactérias orais. Vinte minutos de mastigação parecem causar um aumento no pH salivar para mais de 5,5 vezes, o que ajuda remover a placa bacteriana, além de neutralizar os níveis de pH da boca também aumenta a produção de saliva.
Mas o hábito de mascar chiclete pode gerar prejuízo para as articulações temporomandibulares, não devendo ser um hábito diário e nem frequente.
7. Cuidado com os alimentos escuros
Para aqueles que estiverem preocupados em manter os dentes mais brancos e por maior tempo o ideal é reduzir ao máximo o consumo de alimentos muito pigmentados. Café, chás escuros, vinhos, são substancias que possuem pigmentos fortes que podem penetrar entre os cristais dos dentes o que pode levar ao escurecimento e manchas, portanto o alto consumo e a frequência de ingestão destes alimentos deve ser evitado para quem deseja manter os dentes mais brancos.
8. Escolha bem seu enxaguantes bucal
Enxaguantes bucais que contém clorexidina em sua composição podem influenciar no escurecimento dos dentes. Quando estes enxaguantes bucais são usados aleatoriamente e não havendo adequada escovação e uso de fio dental, a clorexidina pode ter como efeito colateral o escurecimento da placa bacteriana presente geralmente em superfícies que não foram escovadas adequadamente, causando manchas de coloração marrom de difícil remoção.