O Dr. Marcelo Wulkan é médico desde 2002, cirurgião plástico e membro especialista e titular da Sociedade Brasilei...
iA ninfoplastia, também conhecida como cirurgia íntima, é a plástica feita na região genital para melhorar seu aspecto, principalmente dos grandes lábios ou lipoaspiração do monte de vênus.
Por ser uma cirurgia feita em uma região tão delicada, causando inchaço prolongado e sensibilidade na região, o pós-operatório demanda mais cuidados, principalmente para evitar o atrito na região. Saiba mais sobre cada um deles:
Saiba mais: Saiba tudo sobre a cirurgia íntima feminina
Repouso
A paciente precisa ficar em repouso relativo por apenas um a dois dias, depois disso ela pode voltar ao trabalho, inclusive, se não houver nenhuma intercorrência.
Postura ao sentar
Apesar da região íntima ficar bastante vulnerável quando a mulher se senta, não há contraindicação a sentar-se, desde que não se aperte ou alargue depois a região. Portanto, é preciso tomar cuidado com algumas posições, como sentar-se de pernas cruzadas ou "pernas de índio".
Vida sexual
As relações sexuais normalmente são autorizadas após entre quatro e seis semanas. No entanto, sempre o médico precisa avaliar se a região já está plenamente cicatrizada para poder liberar a atividade sexual.
Atividades físicas
Usualmente, exercícios leves para os braços e abdômen já podem ser liberados na primeira semana pois não é na área operada. Exercícios para coxas e caminhadas apenas quando a região estiver plenamente recuperada (usualmente após entre quatro e seis semanas). O principal cuidado é evitar atrito na região.
Higiene íntima
É muito importante manter o local bem seco, mas evitar o atrito para secar região. Prefira banhos com água morna.
Roupas
O ideal é usar roupas com tecidos leves e que não pressionem a região, evitando atrito, como calcinhas frouxas e de algodão e calças e saias leves.
Outros cuidados
Evite andar de moto e bicicleta por um tempo após esta cirurgia, além de fazer usso de compressas frias para reduzir o inchaço.