Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Você está sempre de dieta e não consegue emagrecer? Apesar dos seus esforços, alguns deslizes podem afetar negativamente na dieta, por isso é essencial prestar atenção em alguns hábitos alimentares para alcançar o objetivo desejado. Entenda cinco motivos que podem induzir você a comer mais e veja maneiras fáceis para melhorar:
1 - Rótulos de alimentos dito como saudáveis nem sempre são verdadeiros
De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of the Association of Consumer Research, muitas pessoas são enganadas por alimentos rotulados como "saudáveis", especialmente aqueles com baixa caloria, e dessa forma acabam comendo mais.
O estudo mostrou que as pessoas tendem a comer em dobro um alimento rotulado com "saudável" em comparação com aqueles já considerados prejudiciais à saúde, embora fossem o mesmo produto. Dica: A próxima vez que você ver a palavra "saudável" em um produto, lembre-se que nem sempre ele será realmente bom para a saúde ou terá baixa caloria.
Saiba mais: 8 coisas que só quem luta contra a balança sabe
2. Bagunça na cozinha influencia na alimentação
Se você costuma não ligar para a bagunça presente na sua cozinha, saiba que ela pode estar afetando sua alimentação. Uma pesquisa publicada em fevereiro de 2016 na revista de Ambiente e Comportamento mostrou que um ambiente bagunçado pode causar estresse, fazendo com que as pessoas comam mais, especialmente doces.
3. Dormir pouco pode afetar sua alimentação
O sono proporciona diversos benefícios para a saúde do corpo. Porém, dormir mal pode contribuir para que a pessoa coma em excesso e assim favorecer problemas de saúde crônicos, como o diabetes, em adultos e crianças. Segundo um estudo publicado em março de 1016 na revista Sleep, pessoas que dormem menos de quatro horas por dia tendem a comer duas vezes mais gordura do que aquelas que dormem por cerca de oito horas.
4. Usar redes sociais enquanto come
Navegar pelas redes sociais enquanto faz uma refeição pode resultar em um consumo maior de calorias. Além disso, gastar mais tempo em redes sociais pode leva-lo a comer mais depois que você se desconecta, de acordo com um estudo publicado em junho de 2013 no Journal of Consumer Research. Os pesquisadores acreditam que o compartilhamento de informações com os amigos estimula a autoestima, o que por sua vez pode diminuir o autocontrole ao comer.
5. O corpo nunca está completamente satisfeito
Um estudo publicado em maio de 2016 na revista Nutrition and Diabetes descobriu que comer além do que o necessário pode afetar nas refeições seguintes, fazendo você comer mais. A pesquisa feita com ratos mostrou que quando os animais comiam uma quantidade normal de calorias, produziam o hormônio uroguanilina que viajava do intestino para o cérebro gerando uma sensação de plenitude. Porém, quando os ratos foram sobrealimentados durante um período de semanas, a produção de uroguanilina era desligado, dessa forma o cérebro sabia quando eles estavam satisfeitos.
O truque é encontrar uma alimentação que te deixe satisfeito, mas sem exageros. Dois métodos comprovados para controlar o excesso de comida: reparar no tamanho das porções e contar as calorias dos alimentos ingeridos