A hidradenite supurativa (HS) é uma doença crônica da pele caracterizada pelo aparecimento de áreas inflamadas, normalmente na zona das axilas e das virilhas. Nestas áreas inflamadas é que ocorrem, muitas vezes, lesões dolorosas, nódulos e furúnculos, que surgem não somente onde estão localizadas determinadas glândulas sudoríparas (denominadas glândulas apócrinas), mas também em áreas debaixo da mama, nas nádegas e na parte interna das coxas, onde há maior fricção. (1,2,3)
Quem?
Calcula-se que a taxa global de prevalência de hidradenite supurativa seja de cerca de 1 a 4%. (1)
O número de pessoas com a doença pode ser muito superior à estatística, pois a HS não apresenta características específicas. O atraso no diagnóstico é de sete anos, em média, podendo chegar a décadas. (1,8)
A hidradenite supurativa surge habitualmente depois da puberdade, mas pode desenvolver-se em qualquer idade, embora seja rara depois dos 55 anos. (3)
Saiba mais: A importância do diagnóstico correto de hidradenite supurativa
As mulheres têm maior tendência para desenvolver a doença do que os homens. (1,3)
Onde?
Em áreas onde existem glândulas apócrinas (glândulas sudoríparas em região com muitos folículos pilosos), como nas axilas e virilhas. (1,4)
Em áreas de fricção da pele, como por exemplo sob a mama, nas nádegas e na parte interna das coxas. (1,4)
Por quê?
Embora a causa da hidradenite supurativa ainda seja desconhecida, ela começa com o bloqueio dos folículos pilosos, o que poderia ser causado por hormônios, síndrome metabólica, genética, resposta irregular do sistema imunológico, até obesidade e tabagismo. (3,4)
A obstrução provoca a inflamação, que normalmente ocorre em torno de folículos pilosos com muitas glândulas sebáceas e sudoríparas, como nas axilas, virilha e na região perianal. (3,4)
Quando procurar um dermatologista?
Caso tenha ou conheça alguém a quem repetidamente aparecem nódulos ou furúnculos dolorosos na região das axilas ou das virilhas, consulte um dermatologista para garantir um diagnóstico adequado e o tratamento necessário.
Referências:
1. http://pmj.bmj.com/content/90/1062/216.full, acessado em 30/09/2016;
2. http://www.rbcp.org.br/details/1667/hidradenite-supurativa--acne-inversa---revisao-da-literatura-e-relato-de-caso-sobre-o-tratamento-cirurgico-de-lesao-pre-esternal, acessado em 30/09/2016;
3. https://www.aad.org/public/diseases/painful-skin-joints/hidradenitis-suppurativa#causes, acessado em 30/09/2016;
4. http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/hidradenitis-suppurativa/symptoms-causes/dxc-20200019, acessado em 30/09/2016.
* Texto adaptado de iniciativa HS Online-Global