Um aspecto importante no tratamento da hidradenite supurativa (HS) é informar-se o melhor possível sobre a doença. Encontre abaixo uma lista das perguntas mais frequentes sobre a HS.
1 - A hidradenite supurativa é contagiosa?
Não, a HS não é contagiosa. Embora afete a pele, a hidradenite supurativa é uma doença inflamatória crônica, o que significa que está associada a irregularidades no próprio sistema imunológico do organismo. (1,2)
2 - Há cura para a hidradenite supurativa?
Embora não haja cura para a doença, nem todos os casos são progressivos (ou seja, pode não haver um agravamento da doença ao longo do tempo). Porém, dada a sua natureza recorrente, é fundamental procurar um médico especialista para ter um tratamento adequado da doença. (3,4)
3 - Qual é a incidência dos diferentes graus de hidradenite supurativa nos pacientes?
A hidradenite supurativa pode manifestar-se de diversas formas, que variam de pessoa para pessoa. A gravidade é determinada pelo grau que as lesões progridem para abcessos, tratos sinusais (caminhos que se formam a partir da base da ferida) e cicatrizes. A maioria dos pacientes tem HS de grau leve ou moderado. Estudos recentes relatam que 4 a 22% dos pacientes têm o grau III da doença, que é o mais grave. (5)
4 - Deixar de fumar cura a hidradenite supurativa?
Até o momento não há cura para a hidradenite supurativa. Estudos médicos concluíram que a HS é mais frequente nos fumantes e que o tabaco parece iniciar ou agravar a doença. Porém, existe evidência de que deixar de fumar pode contribuir para uma redução dos sintomas da doença. (5)
5 - Há alguma relação entre o câncer e a hidradenite supurativa?
Estudos sugerem que os doentes com HS têm 50% mais de chance de desenvolver câncer em comparação com a população em geral, sendo que o risco é maior para o câncer de pele, da boca e de fígado. (5)
6 - Perder peso ajuda a reduzir o número de surtos de hidradenite supurativa?
Estudos mostram que a hidradenite supurativa está associada ao excesso de peso e que a gravidade da doença aumenta proporcionalmente ao grau de obesidade. (5)
No caso da obesidade, a perda de peso pode ajudar a melhorar o estado geral de saúde - discuta as opções possíveis com o seu médico.
Saiba mais: Veja quais doenças estão associadas à hidradenite supurativa
7 - A hidradenite supurativa é genética? Herdei a doença dos meus pais ou posso transmiti-la aos meus filhos?
Os estudos revelaram que existe uma predisposição genética para a hidradenite supurativa. Efetivamente, um terço dos doentes tem antecedentes familiares da doença. (5)
8 - Posso praticar natação e outros esportes se sofrer de hidradenite supurativa?
Cada pessoa com HS terá a sua própria experiência com a doença e, consequentemente, poderá participar em diferentes tipos de atividade física. Os pacientes devem conversar com o seu médico caso tenham dúvidas quanto ao tipo de atividades que podem realizar.
9 - A hidradenite supurativa pode ser diagnosticada com um exame de sangue?
Não, não existe um exame de sangue que permita o diagnóstico de hidradenite supurativa.
10 - É possível fazer alguma coisa para aliviar o odor desagradável causado pelos furúnculos e abcessos provocados pela hidradenite supurativa?
A aplicação de antissépticos locais pode reduzir o odor proveniente das lesões provocadas pela HS. Discuta as opções disponíveis com um médico especialista.
11 - O que devo vestir para ajudar a controlar a hidradenite supurativa?
A roupa, somente ela, pode não ajudar a controlar a HS. No entanto, os pacientes devem discutir com o seu médico quais as melhores opções de vestuário, com base na localização e gravidade da lesão. Normalmente, é preferível o uso de roupas de algodão e largas, ao invés de tecidos sintéticos, de lã ou roupas justas, pois ventilam pouco ou friccionam a pele.
Referências:
1. https://www.aad.org/public/diseases/painful-skin-joints/hidradenitis-suppurativa#causes, acessado em 30/09/2016;
2. http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/hidradenitis-suppurativa/symptoms-causes/dxc-20200019, acessado em 30/09/2016;
3. http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/hidradenitis-suppurativa/diagnosis-treatment/treatment/txc-20200037, acessado em 30/09/2016;
4. http://www.aafp.org/afp/2005/1015/p1547.html#sec-3, acessado em 30/09/2016;
5. http://pmj.bmj.com/content/90/1062/216.full, acessado em 30/09/2016.
* Texto adaptado de iniciativa HS Online-Global