O conselho geral para quem tem hidradenite supurativa (HS), uma doença inflamatória de pele crônica que provoca lesões dolorosas, é seguir uma alimentação equilibrada e nutritiva para manter um bom estado de saúde e vitalidade e, quando necessário, controlar o peso.
Veja as orientações sobre a alimentação e cuidados no dia a dia que o paciente com hidradenite supurativa deve ter:
Perca peso
Os estudos demonstram que a hidradenite supurativa está associada ao excesso de peso e que a gravidade da doença aumenta proporcionalmente ao grau de obesidade.(1) Se tiver excesso de peso, emagrecer poderá ajudá-lo a melhorar o estado geral de saúde e, adicionalmente, a evitar o desconforto das roupas apertadas. (2)
Exercício físico
Cada pessoa com hidradenite supurativa terá diferentes experiências com a doença e, consequentemente, poderá participar em diferentes tipos de atividade física. Fale com o seu médico em caso de dúvida quanto ao tipo de atividades que pratica ou pretende praticar.
Saiba mais: A importância do diagnóstico correto de hidradenite supurativa
Deixe de fumar
Estudos médicos estabeleceram uma relação entre a HS e o cigarro. (1,2) Não se sabe ainda ao certo se é o tabaco que pode conduzir ao aparecimento de hidradenite supurativa, ou se é a própria hidradenite supurativa (e as doenças associadas, como a depressão) que leva as pessoas a fumarem. Porém, deixar de fumar pode decisivamente ajudar a melhorar o estado geral de saúde. (1)
Preste atenção no vestuário
Provavelmente, decidir o que vestir seja frustrante ao pensar na sua pele. Favoreça o uso de roupas de algodão e largas, ao invés de tecidos sintéticos, de lã ou de roupas justas. No entanto, fale com seu dermatologista sobre áreas afetadas e sobre as melhores opções de roupa a usar. (3)
Referências
1. http://pmj.bmj.com/content/90/1062/216.full, acessado em 30/09/2016;
2. http://www.aafp.org/afp/2005/1015/p1547.html#sec-3, acessado em 30/09/2016.
3. https://www.aad.org/public/diseases/painful-skin-joints/hidradenitis-suppurativa#causes, acessado em 30/09/2016.
* Texto adaptado de iniciativa HS Online-Global