Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Você não leu errado: um estudo descobriu que ingerir sal pode, sim, ajudar na perda de peso. De acordo com pesquisadores, o sal pode fazer o corpo quebrar a gordura, produzindo urina, mesmo com pouca ingestão delíquidos. A descoberta contradiz o que outros cientistas apontavam em estudos anteriores, afirmando que o sal pode gerar sede e causar inchaço.
O estudo feito pela Universidade de Vanderbilt, nos EstadosUnidos, mostra que a ingestão mais alta de sal não irá aumentar a sedeobrigatoriamente e que a produção de urina não é alterada por isso. Aconstatação mostra que o nosso organismo consegue transformar a gordura docorpo em fluidos. Os testes foram feitos com astronautas, que ingeriram maissal em alguns dias e, nesses períodos, eles bebiam menos água.
Porém, mesmo com a ingestão menor de líquidos, osparticipantes do estudo urinaram normalmente, na mesma quantidade dos dias emque ingeriram menos sal. ?Havia apenas uma maneira de explicar esse fenômeno. Ocorpo provavelmente gerou ou produziu água quando a ingestão do sal foi alta?,disse o autor do estudo, Jens Titze, ao The New York times. A única explicação encontradapelos cientistas foi a de que o sal estava quebrando a gordura para gerar urina.
Testes também mostraram que, em ratos que ingeriam um altoteor de sal, a queima de gordura foi maior e os animais comeram 25% mais paramanter o peso. Porém, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, o máximo desal que deve ser consumido diariamente é o equivalente a 5 gramas.
Saiba mais: 10 dietas para emagrecer mais rápido