Se quando você olha no espelho já começa a imaginar como seria tirar um pouquinho de um lugar, preencher outro, afinar,...
iEstudo divulgado pela American Society of Plastic Surgeons aponta que somente 15% das pessoas que se submeteram à cirurgia bariátrica optam pela cirurgia plástica para complementar a parte estética, retirando sobras de pele e melhorando o contorno corporal.
Este tipo de cirurgia é uma ferramenta importante para tratar a obesidade. Muitas pessoas ainda desconhecem que podem se beneficiar ao completar sua trajetória de perda de peso com uma cirurgia plástica, já que a remoção do excesso de pele contribui com a saúde geral do paciente , defende o coordenador dos estudos, doutor Alan Matarasso.
Mas, na minha opinião, o grande volume de pele flácida que sobra por todo corpo do paciente, pode levar a infecções crônicas quando não eliminado. Além de comprometer a auto-estima do paciente, impedindo que ele sinta-se totalmente satisfeito por ter-se livrado de um peso que realmente o atrapalhava, o excesso de pele levará ao acúmulo de umidade em suas dobras, provocando assaduras, irritações e micoses.
A dermolipectomia abdominal em âncora tem sido empregada com sucesso em ex-obesos mórbidos que fizeram a cirurgia de redução do estômago, sendo realizada pelo menos um ano depois da operação principal, quando o paciente já perdeu entre 40 e 60 quilos o que representa entre 2 e 15 quilos de sobra de pele, dependendo do caso.
Esse tipo de cirurgia exige internação de três dias, anestesia geral ou peridural, e costuma levar entre três e quatro horas. É uma técnica cirúrgica de fácil execução que permite ao paciente ver-se livre do avental de pele, ganhando melhor contorno corporal e cintura. A maioria tem boa cicatrização, dispensando retoques posteriores.
Dicas úteis para quem está considerando fazer a dermolipectomia:
1. Nem pense em passar por uma cirurgia plástica antes de um ano de pós-operatório. Entretanto, aproveite o tempo para escolher bem o profissional e traçar, com ele, um plano de ação. Há casos em que são necessárias diversas intervenções espaçadas;
2. Mantenha o peso constante nos três meses que antecedem à cirurgia para retirada de sobras de pele;
3. Não descuide do cardápio. Fazer uma dieta adequada assegura a ingestão de substâncias importantes para a sua saúde e melhor recuperação;
4. Adote um estilo de vida saudável e uma rotina de exercícios compatível com suas possibilidades. Não adianta manter altas expectativas, seja mais realista.