Redatora especializada em conteúdos sobre saúde, beleza e bem-estar.
A banana é uma das frutas mais populares e queridinhas dos brasileiros, sendo consumida in natura, bolos, doces ou, até mesmo, com arroz e feijão. Os principais nutrientes contidos da fruta são proteína, potássio, ferro, carboidratos, magnésio, vitamina B6, vitamina C, vitamina A e fibras.
Mas o que nem todos sabem é que existem diferentes tipos de bananas. Então, para entender melhor as diferenças e características entre cada um delas ,nós selecionamos as cinco variedades mais conhecidas no Brasil. Veja abaixo:
Banana nanica
Cada unidade da banana-nanica tem aproximadamente 86 gramas, com cerca de 79 Kcal. Apesar do nome que recebe, esse não é a menor banana do mercado. Ela recebe esse nome porque a árvore em que ela cresce é bem pequena.
"É mais rica em potássio e tem bom teor de magnésio. O potássio está diretamente relacionado ao equilíbrio hidroeletrolítico. Por conta disso, pode ser uma boa opção para pessoas que usam diuréticos que promovam a perda desse mineral na urina ou que pratiquem muita atividade física e percam esse mineral através do suor", comentou Mariana Maciel, nutricionista de rede de centros médicos Dr.Consulta.
Banana-Prata
Para quem gosta de preparar doces, saiba que a banana-prata é a melhor escolha, já que sua polpa é extremamente consistente. No entanto, ela também pode ser consumida in natura ou em vitaminais.Cada unidade da banana-prata tem aproximadamente 70 gramas, com cerca de 68,6 Kcal. Segundo a nutricionista Vanusa Boim, esse tipo é o mais duradouro entre todas as opções, podendo ser consumida até quatro dias depois de amadurecer. "Ela possui uma polpa bastante resistente, o que confere a este tipo de banana um maior tempo de prateleira", revelou.
"Dentre as bananas, é a mais rica em vitamina C (mas ainda assim tem 21,6mg em 100g - não é muito. Só para comparar 100g de acerola tem 623mg). Também tem bom teor de potássio, perdendo apenas para a nanica. Como toda banana, ela é rica em carboidratos e fibras. É uma boa opção de lanche ou complemento de refeição devido a energia que proporciona com velocidade de absorção mais reduzida", disse Mariana Maciel.
Banana-Maçã
A banana-maçã tem menor teor calórico, com cada unidade de aproximadamente 55 gramas contendo 47,8 Kcal. Esse tipo é muito indicado para a preparação de doces ou para ser consumida em salada de frutas, já que ela demora a ficar marrom.
"É a campeã de proteínas e fibra em comparação as demais. A proteína é um elemento constituinte de todos os tecidos corporais, sendo muito importante para todos, em especial as crianças em fase de crescimento e aos idosos, que começam a perder tecido muscular com o envelhecimento. Também é o tipo de banana que tem maior teor de manganês e fosforo - ambos nutrientes essenciais para ossos e dentes fortes", comentou Mariana Maciel.
Banana-Ouro
A banana-ouro é a menor das espécies produzidas no Brasil, tendo aproximadamente 10 centímetros. Cada unidade tem cerca de 40 gramas, com 44,8 Kcal. Este tipo de banana é excelente para ser consumida in natura já que tem um uma polpa doce e perfumada."É boa fonte de magnésio, um mineral relacionado com a boa saúde óssea e também arterial", falou a nutricionista Mariana Maciel.
Banana-da-Terra
Essa é a maior espécie do país - os frutos podem chegar a 26 centímetros de comprimento e pesar até meio quilo. Uma unidade de banana-da-terra com aproximadamente 150 g apresenta 192 Kcal."Dentre elas, é a que contém maior teor de carboidrato e também valor calórico. Também contém tiamina, ou vitamina B1. Acaba tendo dois benefícios energéticos: ela fornece energia e também uma das vitaminas envolvidas nas reações do ciclo de produção de energia do nosso corpo", disse Mariana Maciel.