Realizou residência em Clínica Médica no Hospital Heliópolis (Unidade de Gestão Assistencial 1), em 2022, e residência m...
iA fibromialgia pode ser definida como uma síndrome dolorosa, arrastada e difusa de origem não-inflamatória e que pode ser caracterizada, ao exame do paciente, por pontos muito dolorosos à palpação.
A condição fundamental para o diagnóstico de fibromialgia é a presença de dor espalhada pelo corpo inteiro, referida como dor "da ponta dos dedos dos pés até o fio de cabelo". Outros sintomas podem estar associados como:
- Fadiga diurna
- Sono não reparador
- Rigidez muscular e articular
- Formigamento difuso
- Sensação de inchaço nas extremidades
- Boca seca
- Tonturas
- Palpitação
- Dor no peito
- Alterações do humor são comuns, como irritabilidade e tristeza.
A doença acomete todas as faixas etárias e o pico de incidência ocorre entre os 30-50 anos de idade, com predomínio pelo sexo feminino. São 10 a 15 mulheres afetadas para cada homem.
Saiba mais: Veja como aliviar a dor da fibromialgia
Principais pontos de dor da fibromialgia
As dores de origem emocional atingem principalmente o sistema musculoesquelético do paciente que apresenta fibromialgia e são representadas pelos seguintes pontos dolorosos:
- Região da coluna cervical
- Coluna torácica
- Cotovelos
- Nádegas
- Bacia
- Joelhos.
A crise da doença se dá ao mesmo tempo e são caracterizadas por dores espalhadas pelo corpo inteiro, acima, abaixo ou em ambos os lados da cintura, com pelo menos 3 meses de duração e deve acometer pelo menos um segmento da coluna, ou cervical, ou torácica ou lombar. O diagnóstico da doença se dará principalmente pela presença da dor intensa e espalhada pelo corpo todo. Não há exames de sangue ou de imagem específicos para fibromialgia.
O exercício físico aeróbico proporciona os melhores resultados a longo prazo. Os pacientes referem alívio dos sintomas dolorosos, melhora da fadiga e um ganho na qualidade de vida após condicionamento aeróbico.
É importante ressaltar que o conhecimento sobre a doença por parte do paciente é salutar para a melhora dos sintomas dolorosos. O paciente deve entender que a doença não leva a incapacitação física ou a deformidades. Isso é muito importante para que ele não se preocupe excessivamente com a doença e para que seu enfrentamento perante a dor muscular seja positivo.