Taynara Lima é fisioterapeuta dermatofuncional da Slim Clinique e especialista nos seguintes tratamentos:* Tratamentos C...
iA lipoescultura gessada é uma técnica estética baseada também na utilização de cosméticos específicos para auxiliar a reorganização de medidas, melhora de contorno e remodelamento corporal. Depois de aplicados estes produtos, utiliza bandagens gessadas e através deste enfaixamento apertado - porém moderado conforme limite relatado pelo indivíduo tratado - observa-se o resultado que é individual, mas que cumpre sua proposta respeitando a necessidade de cada organismo.
Ela pode ser feita em áreas como:
- Abdômen
- Flancos
- Coxas
- Culotes.
Outros nomes
Bandagem ou bandagem gessada
Indicações da lipoescultura gessada
Estas áreas podem envolver quadros como a celulite, muitas vezes incentivada pelo aumento do volume das células de gordura localizada em determinada região que dificulta a circulação local e pode gerar a indesejada aparência dos microfurinhos.
Vale lembrar que a maioria dos cosméticos utilizados visam o aumento do metabolismo local e a melhora do fluxo circulatório local; portanto é comum que se observe melhora do inchaço na área abordada e o aspecto lisinho da pele, além da melhora do contorno corporal e medidas, como se realmente se esculpisse o corpo.
Primeiro é feita uma higienização e esfoliação da pele, com objetivo de remover células mortas e impurezas, que podem ser barreiras na pele e impedem a boa penetração dos ativos que serão propostos para o tratamento.
Depois pode ser aplicado o cosmético com ativos específicos. Vale lembrar que o ativo, bem como o tempo em que ficará na área, tipo de massagem que será aplicada para facilitar a absorção do mesmo, tempo de enfaixamento e a necessidade do uso anterior de algum aparelho (eletroterapia) será avaliada pelo profissional de forma minuciosa através da avaliação inicial e demanda tecidual observada tanto no início quanto durante o tratamento.
O paciente fica com elas por entre cerca de 40 a 60 minutos. Nesse tempo, a área engessada deve ser mantida imóvel.
Cremes utilizados
A maioria dos cosméticos utilizados visam o aumento do metabolismo local, que incentiva uma ação sobre as células adiposas ( células de gordura) e a melhora do fluxo circulatório local ( ação drenante). Muito comum o uso de centelha asiática, por exemplo, cafeína, pimenta, mas sempre sob avaliação do profissional, que fará um acompanhamento do melhor ativo, dentro das possibilidades e necessidades do indivíduo.
Sessões de lipoescultura gessada
A quantidade das sessões depende da avaliação inicial, volume a ser tratado, hábitos do indivíduo e da resposta, que é individual. A partir de 5 sessões já se observa alguma resposta mais expressiva.
É importante q o intervalo seja pelo menos semanal e a manutenção deve ser avaliada se para quinzenas ou regime mensal. Depende também e muito do empenho e hábitos do indivíduo.
Profissionais de estética, desde que capacitados com cursos nessa área
Contraindicações da lipoescultura gessada
A técnica é contraindicada principalmente para pessoas alérgicas aos ativos e as de extrema fragilidade tecidual, pois não poderiam se expor ao processo.
Grávidas também são contraindicadas, pois elas não devem tem contato com certos ativos e não podem ser manipuladas da forma proposta.
Resultados esperados
Após cinco sessões de lipoescultura gessada, é possível perceber melhora do contorno e remodelamento corporal e da textura da pele (aspecto mais lisinho).
Alie a lipoescultura gessada a...
Tratamentos estéticos Esse tratamento funciona bem quando aliado a técnicas de eletroterapia como:
- Ultrassom
- Cavitação
- Correntes e eletroestimulação
- Ultrassom microfocado de alta intensidade.
Também traz bons resultados se for aliado a técnicas manuais como drenagem linfática manual e massagem modeladora.
Hábitos saudáveis Todo tratamento estético requer atenção quanto aos hábitos alimentares, prática de atividade física regular e hidratação (oral e tópica). Estes fatores são influências diretas sobre o período do tratamento e depois.