Nutricionista Pós-Graduado em Cuidados Nutricionais do Paciente e do Esportista pela Unesp; Pós-Graduado em Cirurgia Bar...
iNos últimos 10 anos com o aumento da obesidade o tratamento cirúrgico para o controle dessa doença também cresceu consideravelmente. Alguns pesquisadores mostram que houve um de até 300% no número de cirurgias bariátricas realizadas no Brasil. Porém com este número mais alto de pessoas procurando tratamento cirúrgico para o controle da obesidade, também observamos pacientes reganhando peso após este tratamento. É comum conhecermos pessoas que fizeram o tratamento cirúrgico para controle da obesidade e que voltaram a obesidade 4 a 5 anos depois da cirurgia. Alguns pesquisadores mostram que 30% desses pacientes volta a ser obeso.
A cirurgia bariátrica é o tratamento mais efetivo para o controle da obesidade, principalmente para os casos de grau 3. Por outro lado, o paciente precisa compreender que ele necessita de fazer algumas mudanças no seu dia a dia para ser manter magro após a perda do peso que a cirurgia causa. Ele necessariamente precisa comer de uma forma melhor, ele precisa fazer esportes com uma frequência maior, com uma boa intensidade.
Saiba mais: Cirurgia bariátrica: 3 fatores que os pacientes não esperam
Se não houver a colaboração do paciente para essas mudanças no dia a dia tanto na prática esportiva quanto nas condutas alimentares, provavelmente ele vai voltar a engordar e perder o tratamento mais avançado para controle dessa doença.
Não pule a pré-avaliação antes da cirurgia
Para com que isso não aconteça sempre, é necessário que antes do paciente fazer a cirurgia bariátrica ele procure um nutricionista especialista neste procedimento para identificar se é nesse momento que o paciente necessita operar. Nós não podemos liberar um paciente que emocionalmente não está apto a fazer mudanças alimentares nesse momento, pois ele não pode perder o benefício da cirurgia. Eu entendo a necessidade em perder peso rápido para alguns pacientes, porém uma boa avaliação nutricional pré-operatória pode identificar a data mais adequada para a realização da cirurgia.
Reganhei o peso após a bariátrica, e agora?
Para estes pacientes, há a possibilidade da realização de algumas técnicas como o plasma de argônio, sutura endoscópica, entre outras. Porém é necessário que esses pacientes compreendam que há a necessidade de procurar um nutricionista especialista neste procedimento para com que ele não tenha o reganho de peso ou não aumente as carências nutricionais que esse paciente provavelmente já possui. É de conhecimento de todos que pacientes que voltam a ganhar peso após cirurgia da obesidade apresentam carências nutricionais, pois sua alimentação não é uma de boa qualidade.
Pacientes de cirurgias bariátricas como um todo já apresentam deficiências nutricionais. Quando o paciente é mau assistido ou não retorna ao consultório do nutricionista, se ele reganhou peso isso mostra que a dieta dele é de baixa qualidade.
É importante ressaltar que se você não se adequou ao método que o seu profissional nutricionista trabalha é importante você procurar um outro profissional que também seja especialista em cirurgia bariátrica, desta forma você não perde as orientações nutricionais e não perde o tempo que faz você ganhar o peso.