Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Uma pesquisa mostrou que as mulheres são mais do que duas vezes mais propensas que os homens a perderem o interesse sexual depois do casamento, sugere um estudo sobre atitudes sexuais britânicas.
De acordo com o estudo, apesar de homens e mulheres perderem a paixão ao longos dos anos, as mulheres tendem a perder o interesse também em relacionamentos mais longos.
A pesquisa foi publicada no BMJ Open e entrevistou cinco mil 5 homens e 6.700 mulheres.
Apesar de o fato causar espanto, a terapeuta sexual Ammanda Major disse que perder interesse no sexo não é necessariamente algo anormal, e afirmam que existem muitas razões que leva às mudanças no interesse sexual masculino e feminino.
No total, 15% dos homens e 34% das mulheres disseram ter perdido interesse no sexo por pelo menos três menos no ano anterior.
Para os homens, essa falta de interesse foi maior entre 35 e 44 anos, enquanto as mulheres atingiram um pico entre 55 e 64 anos.
Os pesquisadores da Universidade de Southampton e University College London disseram que não havia evidências de que a menopausa fosse um fator para mulheres.
No entanto, eles acreditam que ter filhos jovens em casa seja um impedimento particular para mulheres.
Problemas de saúde física e mental, falta de comunicação e conexão emocional durante o sexo também foram alguns dos motivos relatados por homens e mulheres como justificativa para a perda de interesse no sexo.
Um outro olhar sobre a relação
Em contrapartida, os pesquisadores notaram que pessoas que não tinham problema em falar sobre sexo com o parceiro apresentavam menos problemas em relação ao interesse sexual.
A professora de saúde sexual e reprodutiva da Universidade de Southampton acredita que essas informações contribuem para aumentar a compreensão do que está por trás da falta de interesse após o casamento. Segundo ela, é necessário avaliar essa situação de forma holística e específica para cada relacionamento.