Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Residência médica pelo Hospital das Clínicas da...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Em um quadro de hemorroidas, as veias inchadas, inflamadas e doloridas podem surgir dentro do ânus e na parte inicial do reto, como também na abertura anal, projetando-se para fora do ânus — e se tornando palpáveis. É uma doença comum de se manifestar em mulheres, mas alguns fatores podem levar ao surgimento em homens.
“No geral, o quadro causa sintomas como desconforto e sangramento no paciente. Algumas pessoas podem apresentar sangramento volumoso, que pode inclusive levar à anemia e levar a internação hospitalar”, explica o coloproctologista Marcelo Giusti em entrevista prévia ao MinhaVida.
Os sintomas da hemorroida podem afetar o bem-estar do paciente e, como consequência, prejudicar a qualidade de vida. A adoção de alguns cuidados durante o tratamento é indispensável para aliviá-los e evitar a evolução da doença. Pensando nisso, o MinhaVida reuniu oito hábitos que ajudam a diminuir o desconforto no dia a dia. Confira:
1. Cuidar bem da higiene anal
Ter atenção com a higiene anal ajuda a prevenir o aparecimento de infecções na região, que é naturalmente sujeita à contaminação. Como as fissuras e os eczemas causados pelas hemorroidas fazem com que os microorganismos caiam mais facilmente na corrente sanguínea, é importante manter a região sempre limpa.
É importante ressaltar que o uso do papel higiênico não é indicado nos casos de hemorroidas com componente externo. A higiene anal deve ser realizada sempre com água e sabonete.
2. Usar pomadas para hemorroidas
O uso de pomadas específicas para hemorroidas diminui consideravelmente o desconforto. Esse tipo de medicamento tem componentes que atuam combatendo a dor com efeito anestésico e secativo. É o caso da pomada Proctan, que ajuda a reduzir a inflamação e, por conter lidocaína, alivia a ardência, a coceira e a dor causada pelas hemorroidas.
Proctan pode ser aplicada na área afetada, de duas a três vezes ao dia. Quando os sintomas diminuírem, a frequência pode ser alterada para uma aplicação ao dia por dois a três dias ou segundo o critério do médico consultado. Pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da fórmula não devem usar esses produtos. O uso também não é indicado no caso de crianças, gestantes e mulheres no período de amamentação.
Saiba mais: 6 tratamentos caseiros para hemorroida que funcionam
3. Caminhar ao longo do expediente
Quando se trabalha sentado por muito tempo, o peso do corpo permanece horas concentrado sobre o quadril, o que dificulta a circulação de sangue na região do ânus, aumentando o risco de dilatação das veias locais. Por isso, é indicado que as pessoas reservem alguns minutinhos do dia para caminhar ao longo do expediente, melhorando a circulação e ajudando a prevenir o aparecimento ou agravamento das hemorroidas.
4. Não segurar a vontade de evacuar
Quando uma pessoa segura a vontade de evacuar, o intestino termina absorvendo muita água das fezes armazenadas fazendo com que elas endureçam, o que dificulta sua eliminação. Com isso, o esforço para eliminar as fezes termina sendo maior, o que contribui para a dilatação das veias, aumentando o risco de surgimento de hemorroidas e de traumas e ferimentos anais.
5. Cuidar da alimentação
Para a prevenção e tratamento de hemorroidas é indicada uma alimentação rica em fibras, com ingestão de cerca de 25 a 30 gramas por dia. Isso porque aumento da ingestão de fibras e de água favorece o amolecimento das fezes, o que diminui o tempo de trânsito intestinal e a necessidade de esforço para a evacuação, contribuindo para minimizar os sintomas da hemorroida. Também é ideal suspender o consumo de álcool e pimenta, que irritam a mucosa intestinal, piorando o quadro da doença.
Saiba mais: 8 alimentos que pioram o quadro de hemorroidas
6. Escolher bem suas roupas íntimas
Para minimizar o desconforto causado pelas hemorroidas, é fundamental usar roupas íntimas confortáveis e folgadas, que não causem atrito com a região afetada e permitem uma boa circulação. Roupas íntimas de tecido sintético retêm a umidade na região anal, contribuindo para o agravamento das hemorroidas. Por isso, é importante usar roupas íntimas de algodão, que ajudam a manter a área seca e arejada.
7. Parar de fumar
O tabagismo aumenta o risco de dilatação das veias, já que fumar causa a contração dos vasos sanguíneos. Quando associado ao esforço excessivo para evacuar, o tabagismo aumenta consideravelmente incidência de hemorroidas.
8. Fazer banhos de assento para hemorroida
Banhos de assento feitos com água morna durante 10 a 15 minutos ajudam na higienização do local, além de aliviarem o desconforto causado pelas hemorroidas. Investir neles pode ajudar o paciente a sentir melhor ao longo do dia.