Proctologista e coordenador do Centro de Proctologia do Hospital Samaritano. Graduado em Medicina em 1988 pela Faculdade...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
As hemorroidas são veias dilatadas e inflamadas, localizadas ao redor do ânus ou no reto, que provocam dor, coceira e sangramento anal. O quadro é causado pela pressão nas veias do ânus, que pode ser provocada pelo esforço ao evacuar, ao passar longos períodos sentado, durante episódios de diarreia crônica, resfriados, entre outros.
A condição pode ser classificada como uma hemorroida interna, quando as veias dilatadas não chegam ao exterior do anus, ou hemorroida externa, quando as veias se projetam para fora do anus. De forma geral, jovens e adultos podem ser acometidos pela doença. No entanto, gestantes costumam sofrer mais com o problema devido à compressão dos vasos sanguíneos da região pélvica por conta do crescimento do bebê, como explicou o ginecologista e obstetrícia Mario Macoto, em entrevista prévia.
Identificar os sintomas da hemorroida é um passo importante para evitar complicações e garantir um bom acompanhamento da doença hemorroidária. Por isso, o MinhaVida selecionou os cinco principais sintomas de hemorroidas que não devem ser ignorados. Confira!
1. Prurido anal
A coceira na região anal é um sintoma que costuma aparecer logo no começo das hemorroidas, por isso, vale ficar de olho. O proctologista Alexandre Fonoff, coordenador do Centro de Proctologia do Hospital Samaritano, explica que a sensibilidade da pele nessa região acaba favorecendo o prurido.
"Quando as veias começam a dilatar, a pele ao redor acompanha, e ela é extremamente sensível. Então, o corpo reage com a coceira, principalmente quando as hemorroidas são externas. As internas têm mais relação com as mucosas, porque estão dentro do ânus, e não entram tanto em contato com a pele".
Vale lembrar que a coceira também pode ser causada por maus hábitos de higiene, ou seja, não depende apenas das hemorroidas. A recomendação do especialista é priorizar a limpeza do local com água e uma toalha macia, sem o atrito do papel higiênico.
Saiba mais: Pomada para hemorroidas: 6 opções mais indicadas no tratamento
2. Inchaço e desconforto
Quando as veias da hemorroida começam a crescer, o paciente sente que algo não vai bem, antes mesmo de outros sintomas começarem a surgir. De acordo com Alexandre Fonoff, isso ocorre por causa da sensação de desconforto causada pelo inchaço ao redor do ânus, que está relacionado à dilatação das veias hemorroidais.
Quando aumenta a pressão, aumenta também a circulação, o que dilata as veias do local. O paciente sente como se algo estivesse sendo empurrado de dentro para fora na região anal.
3. Pequenos caroços na região anal
Além do inchaço, as hemorroidas externas podem apresentar pequenos caroços, do tamanho de grãos de feijão, sob a pele. É sinal de que o sangue nas veias da hemorroida está passando por um processo de coagulação, dando origem a pequenos trombos (coágulos). Essa é a complicação mais comum da doença, chamada de trombose hemorroidária.
4. Dor intensa
A dor intensa não é um sintoma tão frequente. No geral, hemorroidas são indolores, principalmente nos primeiros graus de desenvolvimento. A dor indica um agravamento do quadro e início do processo inflamatório.
A sensação dolorosa também pode vir de outras consequências da constipação e de evacuações traumáticas, comuns a quem tem hemorroidas, como as fissuras anais. Trata-se de um pequeno corte na região anal, que pode se tornar crônico e extremamente doloroso.
Saiba mais: Como aliviar a dor da hemorroida? Confira 8 cuidados durante o tratamento
5. Sangramento
No papel higiênico, a menor quantidade de sangue já é capaz de assustar. O sangramento costuma ocorrer com frequência em hemorroidas internas, que têm relação com as mucosas e estão cercadas por pequenos vasos sanguíneos, ao contrário das externas. A menor pressão ali pode desencadear o sangramento.
"Quando há o esforço evacuatório, em casos de constipação, aumenta a pressão exercida nas veias dilatadas da hemorroida. O tecido ali é poroso, então, o sangue passa como se fosse por uma peneira, bem líquido", observa Alexandre Fonoff.
O ponto é que a presença de sangue nas fezes ou no papel também serve de alerta para doenças mais graves, que exigem um diagnóstico precoce, como o câncer colorretal. Mesmo que os sintomas pareçam leves, quase que imperceptíveis, procure um médico e informe-se sobre a doença em questão.