Redatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iOs pesadelos são muito comuns e, quando são ocasionais, não há com o que se preocupar. Contudo, se são frequentes e atrapalham a qualidade do sono, é necessário investigar essa situação. A relação entre a qualidade de sono e a frequência de sonhos é um assunto muito investigado por pesquisadores.
No estudo nomeado como "Sleeping Position, Dream Emotions and Subjective Sleep Quality" (Posição de dormir, emoções de sonhos e qualidade subjetiva de sono), publicado em 2004, foi constatado que aqueles que dormiram do lado esquerdo tiveram mais pesadelos que o restante.
Para análise, os pesquisadores estudaram os padrões de sono de 63 pessoas (sendo 45 homens e 18 mulheres). Eles pediram para que 41 deles dormissem do lado direito e 22 do lado esquerdo. Após uma noite sono, os voluntários responderam perguntas sobre suas habilidades de lembrar do que sonharam, a frequência de pesadelos e o estado emocional em que acordaram.
Os resultados mostraram que os voluntários que dormiram do lado esquerdo tiveram mais pesadelos que o restante. Já aqueles que dormiram do lado direito relataram ter tido sonhos com boas sensações, como alívio, por exemplo. Contudo, o grupo "da direita" foram os que tiveram mais relatos de não terem dormido tão bem, apesar dos bons sonhos.
Saiba mais: Conheça os prós e contras de cada posição para dormir
Outra pesquisa realizada por pesquisadores da Hong Shu Yan University, na China, ressaltaram a relação entre a posição em que as pessoas dormem e seus sonhos. Neste estudo foram investigados 670 adultos.
A análise mostrou que os participantes que tinham o hábito de dormir com o rosto para baixo tinham os sonhos mais vívidos e positivos. Alguns voluntários inclusive relataram terem sonhado com alienígenas e relações sexuais com celebridades.
Saiba mais: Após 2 anos, 10% do travesseiro é composto por ácaros
Embora os estudos sejam pequenos, certamente eles sugerem que a posição de dormir afeta nossos sonhos. E você concorda com isso?