O melhor tratamento para qualquer problema de saúde é a informação. Conhecendo o funcionamento do nosso organismo fica f...
iO que mais aflige quem procura este recurso, em particular, é por causa das varizes dos membros inferiores, entretanto um capítulo muito importante da especialidade e que fica um pouco esquecido são as moléstias arteriais.
Artérias são os vasos que levam aos órgãos e tecidos o sangue oxigenado e com nutrientes essenciais à vitalidade e ao bom funcionamento dos mesmos. O fluxo do sangue arterial, vindo do pulmão, é impulsionado pelo coração, que ao alcançar os capilares efetuam a troca do oxigênio e nutrientes por gás carbônico e produtos do catabolismo celular. Este sangue venoso retorna pelas veias e novamente ao coração para ser bombeado ao pulmão e de novo oxigenado. É desta forma simples que funciona a circulação sanguínea. Portanto, fica fácil imaginar que o sangue arterial não chegando aos tecidos e órgãos, provoca a isquemia, ou seja, a falta de suprimento sangüíneo para o tecido orgânico, o que leva a disfunção e até a necrose. Várias patologias promovem o estreitamento e a obstrução arterial, mas a mais comum é a arteriosclerose.
A arteriosclerose é a deposição de gordura na parede arterial que ocasiona um processo inflamatório crônico local que progressivamente vai entupindo a artéria. Esta doença está ligada a um aumento de gordura livre no sangue, especialmente o colesterol de baixo peso molecular.
Vários fatores predispõem a arteriosclerose, tais como a obesidade, a hipertensão arterial, o diabetes, o tabagismo, o sedentarismo etc. Os sintomas dependem do órgão ou tecido acometido: se ocorre nas artérias coronárias vão levar a isquemia do miocárdio (músculo cardíaco) que pode ocasionar um infarto cardíaco. Se ocorre nas artérias carótidas leva a insuficiência arterial cerebral e até a um acidente vascular isquêmico (derrame cerebral), famoso AVC, entre outros.
No caso da circulação dos membros, especialmente os inferiores, a arteriosclerose resulta em uma disfunção, o que pode levar desde a dor ao caminhar (claudicação) até a necrose dos tecidos (gangrena). Assim, é importante quando se tem dores ao caminhar, pés frios e pálidos, feridas que não cicatrizam facilmente, formigamento, fraqueza nas pernas , deve-se procurar um especialista. Neste caso, um angiologista e cirurgião vascular, que pode avaliar com maior precisão a natureza dos sintomas e tomar as medidas médicas para evitar maiores danos, como a amputação do membro afetado.
No próximo artigo discorrerei a respeito do tratamento clínico e cirúrgico da arteriosclerose obstrutiva dos membros. Até breve!
Dr. Alexandre Nicastro Filho é angiologista e cirurgião vascular e endovascular CREMESP 25844