Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi da Cruzes em 1986. Médico do Exército Brasileiro durante os a...
iRedatora especializada em conteúdos sobre saúde, beleza e bem-estar.
O herpes genital é uma infecção sexualmente transmissível (IST) transmitida por vírus que ataca a pele nas regiões genital, anal, perianal, perineal, nádegas e no interior das coxas. A doença causa lesões dolorosas, podendo levar a coceira e, assim, aumentar os riscos de sofrer uma contaminação bacteriana secundária.
Aos primeiros sinais de herpes genital é essencial procurar ajuda médica o mais rápido possível. O tratamento é feito basicamente por meio de medicamentos antivirais, que aliviam a dor e desconforto causados durante uma crise, curando as lesões com maior rapidez.
Remédio caseiro para herpes genital funciona?
Devido a irritação intensa na pele, quem sofre com a herpes genital tende a buscar diversas alternativas caseiras para aliviar as dores. De acordo com o infectologista Claudio Gonsalez, as práticas caseiras para o tratamento da herpes não são consideradas dentro da medicina convencional, isso porque não possuem comprovação de serem seguras.
No entanto, o especialista indica que existem práticas caseiras podem sim contribuir para o alívio da dor, porém é necessário aprovação do médico.
"A utilização de medicamentos ou substâncias com a função medicamentosa sempre deve ter a avaliação e orientação de um médico, para que a escolha seja segura e possa garantir que os benefícios sejam superiores a eventuais eventos adversos", disse
Segundo Cláudio, os remédios caseiros para herpes genital mais indicados popularmente e que ajudam a aliviar seus sintomas são:
Saiba mais: 10 dúvidas sobre camisinha e DSTs para curtir o Carnaval protegido
Extrato de própolis
O própolis possui uma ótima ação terapêutica: imunoestimulante, antioxidante, anticancerígeno, anti-inflamatório e antibiótico. "Por ser conhecido pelas propriedades cicatrizantes, o própolis pode ser usado com a finalidade de ajudar a curar as feridas causadas pela herpes genital", considera o especialista.
Saiba mais: Herpes Labial: tratamentos, causas e como curar de vez
Chá de salsaparrilha
A salsaparrilha é uma planta muito usada como aromatizante natural para alimentos e bebidas, porém também tem sido utilizada há muitos anos pela medicina. Beber ou passar o chá de salsaparrilha no local inflamado pode ser uma boa opção devido a ação anti-inflamatória presente na planta.
Chá de amora
O chá de amora é uma bebida feita com as folhas da amora, mas também é possível utilizar o fruto para preparar a bebida. A amora é uma fruta rica em fibras, leveduras, flavonoides, antioxidantes, potássio, manganês, magnésio, ferro, vitamina C, vitamina E, vitaminas do complexo B e vitamina K.
Devido a todos esses nutrientes, o chá de amora contribui para cicatrização e redução da inflamação.
Alho
O alho contém substâncias capazes de proporcionar uma série de benefícios para o organismo. "Este alimento é considerado um detentor de propriedades antibióticas, antimicrobianas e anti-inflamatórias, é um coadjuvante para secar e cicatrizar as feridas, prevenindo o surgimento de infecções", afirma Claudio Gonsalez.
Óleo de melaleuca
De acordo com o infectologista, o óleo de melaleuca possui propriedades consideradas como antissépticas, antifúngicas, parasiticidas, germicidas, antibacterianas e anti-inflamatórias, podendo ser utilizado no combate e prevenção de infecções secundárias e redução do desconforto causado pelo herpes genital.
Óleo de rícino
O óleo de rícino é extraído das sementes da mamona, contendo ácido undecilênico que age impedindo a proliferação de fungos e bactérias, além de secar as feridas causadas pelo vírus da herpes.
Chá de camomila
A flor da camomila, quando imersa em água quente para preparar o chá, libera óleos essenciais com propriedades calmantes, antioxidantes e anti-inflamatórias. "As compressas de chá de camomila, já amplamente utilizadas no meio hospitalar, com suas propriedades anti-inflamatórias e que aliviam o ardor", disse o infectologista.
Como evitar a herpes genital?
A melhor forma de se prevenir herpes genital e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) é fazendo uso de preservativos durante atos sexuais. A única forma 100% garantida de não se contrair nenhum tipo de IST é não manter relações sexuais, então quanto mais cuidado tiver durante o ato, melhor.
Na gravidez, se a mãe for diagnosticada com herpes genital, o médico recomendará o uso de medicamentos antivirais para evitar que o bebê contraia a doença durante o parto. Em último caso, a cesariana pode ser considerada também como uma opção.