Se muitas vezes temos dúvidas sobre os cuidados com o corpo, o cabelo ou com a pele, imagine a dificuldade em cuidar da...
iAtualmente, devido à ascensão das mulheres no mercado de trabalho, é muito comum ouvirmos queixar quanto à competição dentro do relacionamento, porém, o que muitas pessoas não percebem é que esta competição não ocorre muitas vezes somente na relação conjugal, mas também nas relações familiares e de amizades. Você percebe que ao compartilhar uma informação com um conhecido já recebe uma crítica e, logo após, esta pessoa faz a mesma coisa que você, porém com um algo a mais , a fim de mostrar que o dele é superior. Você compra um computador, e logo alguém aparece com um melhor. O mesmo com um carro, um imóvel, ou até mesmo um curso.
Muitas vezes é necessário termos cuidado com pessoas assim, pois pode ser uma pessoa invejosa, que anseia por um sentimento destrutivo em relação a você Em outras situações é normal que aconteça o efeito espelho , onde alguém admira suas conquistas e tenta de alguma forma espelhar-se em você para também evoluir. Desde que não seja prejudicial, não há problema algum, pois o invejoso deseja que você sinta-se mal e perca seus status, ficando somente ele em evidência.
Se isso lhe incomoda, é interessante pontuar ao seu interlocutor que é importante que ele tenha um espelho, porém, isso deve ser levado de acordo com sua personalidade, seus gostos e desejos, não somente através da imitação do outro. A imitação é um efeito infantil, utilizado por crianças enquanto constituem sua personalidade. Afinal, o adulto já deve saber o que é melhor para si.
Em contrapartida você pode ter alguém muito próximo competindo explicitamente com você. Vale aí o diálogo e observação, nunca para destruir um indivíduo, mas sempre para ajudá-lo a tornar-se uma pessoa melhor.
Após certificar-se que a competição está contínua e evidente, procure conversar e ajudar de alguma maneira a pessoa a descobrir o porque deste comportamento. Na falta de recursos, incentive-o a buscar ajuda profissional.
Observe sempre, pense muito antes de posicionar-se em relação a seus comentários. Palavras e frases mal-ditas, ou mal-elaboradas podem causar um efeito inverso no que você quis dizer, causando estragos por vezes irreversíveis.
Não esqueça que assuntos delicados devem ser abordados como tal e jamais agressivamente.
Competir pode ser saudável, desde que como tudo na vida, comedidamente! E o diálogo calmo e sincero é sempre uma excelente opção.
Dra. Bianca Bortolini Florsz é especialista em saúde mental, psicopatologia e psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Membro da ABPC - Associação Brasileira de Psicoterapia Cognitiva
Este texto é protegido pelos Direitos Autorais segundo a Lei n. 9610 de 19/02/1998.
texto4Ds
Para saber mais:
Envie um e-mail para a especialista: clinicadepsicologia@pop.com.br ou acesse: www.site.pop.com.br/clinicadepsicologia
Saiba mais: Frases de amor para refletir ou mandar para quem ama