Redatora especializada na cobertura de saúde, alimentação e fitness.
Já ouviu falar que Orlistat emagrece? Esse medicamento age diretamente no sistema digestivo, inibindo uma enzima envolvida durante o processo de digestão. "Ele impede que cerca de 30% da gordura ingerida com a alimentação seja absorvida em cada refeição, e esse excesso é eliminado com as fezes", conta a endocrinologista Maria Helane Gurgel, do Laboratório Exame de Brasília.
De acordo com a endocrinologista Camila Luhm, membro da Sociedade Latino-Americana de Tireoide, "a indicação desse medicamento é para o tratamento de pacientes com sobrepeso ou obesidade, em conjunto com uma dieta levemente hipocalórica".
Como consumir Orlistat
Maria Helane explica que a dose diária recomendada é de uma cápsula de 120 mg, via oral, tomada durante ou até uma hora após cada uma das três refeições principais. Portanto, o limite é de três cápsulas ao dia.
Saiba mais: Remédio para emagrecer: os mais usados para perder peso
Efeitos colaterais do Orlistat
Ainda que raros, Maria destaca que podem ocorrer casos de hipersensibilidade. "Os principais sintomas clínicos são coceira, erupção cutânea, urticária, angioedema, broncoespasmo e anafilaxia. Casos mais raros também podem apresentar erupção bolhosa, aumento das enzimas do fígado e fosfatase alcalina", completa a especialista.
Riscos do consumo
O mais comum é ocorrer episódios de diarreia. "Em geral esses episódios de diarreia estão muito relacionados com a quantidade de gordura ingerida pelos pacientes em suas refeições", comenta Maria Helane. Abaixo, ela destaca outros riscos que surgem com o consumo do remédio:
- Perdas ou evacuações oleosas
- Flatulência com perdas oleosas
- Urgência para evacuar
- Aumento das evacuações
- Desconforto/dor abdominal
- Gases
- Fezes líquidas
- Infecções do trato respiratório superior
- Gripe
- Dor de cabeça
- Hipoglicemia
Contraindicações
Maria Helane ressalta que Orlistat é "contraindicado a pacientes com síndrome da má absorção crônica, colestase (redução do fluxo biliar) ou hipersensibilidade conhecida ao orlistat ou a qualquer um dos componentes de sua formulação". Além disso, para que o Orlistat ou qualquer outro remédio emagrecedor funcione, é preciso buscar orientação de um especialista. Isso porque eles podem causar efeitos sérios e precisam ser tomados com muito cuidado.