Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF//MG) em 2002. Residência Médica em Neurologia pela...
iA amnésia nada mais é do que perda de memória. De acordo com a neurologia, uma das principais causas de perda de memória são doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. O que as pessoas não sabem, entretanto, é que existem outras causas de amnésia que precisam ser melhor divulgadas, entre elas está a amnésia global transitória, a amnésia pós trauma de crânio encefálico, as epilepsias, alguns medicamentos e complicações tardias do uso de álcool. Entenda mais abaixo sobre como cada uma dessas situações pode causar amnésia:
1. Amnésia global transitória
A amnésia global transitória manifesta-se em indivíduos com mais de 50 anos e pode lembrar muito um ataque de epilepsia ou um princípio de AVC (acidente vascular cerebral). Entretanto, na verdade, a amnésia global transitória não é nem um tipo de epilepsia e nem um tipo de AVC. A maioria dos pacientes não se recorda o que estava fazendo por isto perguntam constantemente a mesma coisa ( "onde estou" e "o que estou fazendo aqui").
2. Amnésia pós trauma de crânio encefálico
Por outro lado, vítimas de trauma crânio encefálico também podem desenvolver quadros de amnésia, seja anterógrada, na qual existe dificuldade de aprender informações novas ou retrógrada, em que se tem dificuldade de lembrar de eventos ocorridos antes do trauma crânio encefálico.
Saiba mais: Descansar faz bem à memória
3. Amnésia devido a epilepsia
As epilepsias, por sua vez, podem manifestar-se de diferentes formas. Diferentemente do que a maioria das pessoas acham, um epiléptico não precisa ter convulsões em que perde a consciência, debate-se no chão, fica rígido, morde a língua, etc. Epilepsias podem manifestar-se apenas como quadros transitórios de alteração da consciência, parada comportamental, situações nas quais, geralmente, o indivíduo não tem memória (amnésia) para o evento.
4. Amnésia devido ao consumo excessivo de álcool
O álcool também é uma das grandes causas de amnésia. Seu uso crônico pode levar ao desenvolvimento de uma síndrome conhecida por Wernicke-Korsakoff, na qual o indivíduo fica confuso, tem amnésia, e outras dificuldades como movimentação dos olhos e incoordenação motora.
5. Amnésia devido ao uso de medicamentos
Finalmente, as pessoas precisam ficar atentas para o uso e abuso de certas substâncias como benzodiazepínicos, frequentemente usados para dormir, que levam a prejuízo cognitivo (amnésia) em idosos.