Médica dermatologista formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Integra o corpo clínico d...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Médico dermatologista. É especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)/ Associaç...
iO que é Calcanhar de maracujá?
O calcanhar de maracujá é o nome popular dado à miíase cavitária. A infestação é causada pela larva da mosca-varejeira na pele e provoca sintomas como lesões na pele, queimação e dor na parte do corpo afetada.
A doença aparece de acordo com a época do ano, sendo mais comum em países tropicais e subtropicais. Para alcançar a cura, é preciso seguir corretamente o tratamento proposto pelo médico e manter as moscas-varejeiras afastadas.
Causas
O calcanhar de maracujá é causado pela larva das moscas da ordem dos artrópodes Diptera. As larvas em desenvolvimento infestam a pessoa e podem atingir vários órgãos, sendo a pele o mais comum.
A entrada da larva no corpo ocorre, na maioria das vezes, de duas formas: pela picada da mosca, que deposita seus ovos na pele, ou após pisar nas larvas ao caminhar descalço.
As moscas mais comuns associadas a esta doença são: Dermatobia hominis (varejeira humana), Cordylobia anthropophaga (mosca tumbu) e Phaenicia sericata (mosca verde). Contudo, existem outras espécies que podem causar a doença.
Leia também: Miíase: infecção parasitária pode surgir em qualquer área do corpo
Tipos
Existem três tipos de miíase, sendo elas:
- Miíase furuncular: similar a uma espinha
- Miíase migratória: similar ao bicho geográfico
- Miíase cavitária: aparece em feridas abertas e câncer de pele
Os diferentes tipos de miíase podem ter origem através da miíase primária ou secundária:
- Miíase primária: os ovos (que viram larvas) são depositados pelas moscas na pele, roupas úmidas, terra ou areia
- Miíase secundária: o desenvolvimento larval se dá em peles que não estejam saudáveis e apresentem feridas com necrose ou ulcerações (como câncer de pele ou leishmaniose)
Saiba mais: Mosca na comida: é melhor jogar fora ou pode comer?
Sintomas
Sintomas do calcanhar de maracujá
Os sintomas do calcanhar de maracujá dependem do tipo de miíase.
- Miíase furuncular: se assemelha a uma espinha ou furúnculo, com uma abertura central, mas em vez de sair pus, sai um líquido serossanguinolento quando espremido. Os pacientes sentem desde leves picadas até dores muito agudas, como pontadas, no local da infestação
- Miíase migratória: o aspecto se assemelha ao bicho geográfico, só que aqui as larvas são um pouco maiores e se movem mais lentamente. A sensação de queimação, coceira e dor também pode estar presente
- Miíase cavitária: é possível visualizar as larvas se movendo no fundo da ferida e, dependendo do tipo de larva envolvida, pode haver destruição de tecidos, perda de partes da pele, acometimento de tecidos e órgãos mais profundos e até mesmo morte.
De forma geral, pode haver lesões vermelhas, dolorosas e que parecem furúnculos. Mais raramente podem ser acometidos pulmões, intestino, seios da face, meninges, olhos, nariz e orelhas. Nesses casos, os sintomas estão relacionados a estes órgãos.
Buscando ajuda médica
O diagnóstico do calcanhar de maracujá é feito, principalmente, através da avaliação clínica. Um médico dermatologista analisa os sintomas e as lesões cutâneas, além de investigar se outros órgãos foram acometidos pelas larvas. Se necessário, é usada uma lente de aumento com luz ou são solicitados exames de ultrassom.
Tratamento
Tratamentos para calcanhar de maracujá
O tratamento para calcanhar de maracujá é feito com a asfixia da larva, que é espremida pelo dermatologista por meio de técnicas corretas. Ou seja, geralmente é feita a extração manual das larvas.
Também pode ser feito o uso de alguns medicamentos, como a ivermectina e antibióticos. Eles ajudam a eliminar larvas que possam ter permanecido vivas no corpo e evitar uma infecção secundária.
A remoção do tecido local necrosado (em uma técnica chamada de desbridamento cirúrgico) é necessária apenas em caso de infestação maciça em úlceras. Como a eliminação das larvas não é tão simples como pode parecer, não é recomendada qualquer opção de tratamento caseiro para essa doença.
Leia também: Berne: infecção causa dor e coceira intensa na pele
Prevenção
Dependendo da larva envolvida e do ciclo de vida da mosca, os mecanismos para prevenção são diferentes. Algumas moscas depositam os ovos na areia ou em roupas que ficam secando ao ar livre, enquanto outras depositam sobre outros insetos.
Por isso, se atente para alguns cuidados:
- Utilize repelentes
- Utilize mosquiteiros
- Evite ambientes com moscas, pois elas podem depositar ovos e larvas em roupas, areia, terra, úlceras e orifícios corporais
- Não colocar as roupas para secar em contato com o solo
- Mantenha os cuidados necessários com as feridas
- Mantenha boa higiene.
Mais Sobre
Fotos de calcanhar de maracujá
Atenção! As fotos a seguir são fortes:
O problema pode acometer outros locais do corpo, já que o parasita entra pela pele.
Veja exemplo de miíase no couro cabeludo (imagem forte)