Chegar à terceira idade não significa mais encerrar planos, não ter expectativas, como antigamente. Esta visão tem mudado nos últimos anos, principalmente para a ala feminina. Nunca se viu tamanha participação de mulheres em faculdades, debates e atividades de recreação, como nesta etapa da vida. Isto significa que elas estão descobrindo novos valores, procurando viver intensamente, participando ativamente de atividades artísticas, procurando novas chances no mercado profissional. Com tantas ocupações, os cuidados com a beleza e a boa aparência não diminuem na terceira idade, se intensificam.
A mulher na terceira idade está mais consciente de sua importância social e
aproveita essa autonomia para cultivar uma boa imagem. São pacientes que compreendem bem a passagem do tempo e sabem que jamais voltarão a ter uma aparência de 20 anos. Elas estão dispostas a melhorar o visual, sem radicalismos, pois valorizam a sua própria história de vida. Têm filhos independentes, são economicamente ativas ou aposentadas com condições de viajar e aproveitar a vida.
O que elas desejam mudar?
Os maiores desconfortos estéticos da mulher na terceira idade estão relacionados ao rosto - rugas e flacidez - ao contorno corporal e ao envelhecimento das mãos. Para cada caso, em particular, há uma indicação de tratamento, mas em relação às medidas preventivas, estas são gerais. Cuidar da limpeza e da hidratação da pele, evitar ganho ou perda excessivos de peso, limitar o tempo de exposição solar utilizando bloqueadores solares e não fumar são medidas recomendadas a todas as interessadas em ter uma aparência mais jovem.
Quando não é mais possível prevenir, cabe ao cirurgião plástico a melhor indicação de tratamento. Dentre as muitas possibilidades destacam-se:
Para rejuvenescer o rosto Lifting Facia:l
Indicado para suavizar rugas, flacidez e o excesso de pele na face. Com o avanço da idade, a pele naturalmente vai perdendo a elasticidade, levando ao surgimento de um excesso de pele na face e ao aprofundamento de vincos entre o nariz e a boca. Somando-se a tudo isto ainda há toda a musculatura da face, que após anos de movimentação, propiciam a formação de rugas na testa, ao redor dos olhos e em outras áreas. São todas estas alterações juntas que levam à aparência de envelhecimento. O lifting da face tem por objetivo reverter parcialmente esse processo, ao atuar sobre alguns músculos e retirar o excesso de pele existente, sem, no entanto, modificar os traços e expressões do paciente. O resultado é uma face mais jovem, harmônica e de aparência natural.
Peelings:
Indicado para fazer a renovação celular da face. O peeling é uma abrasão da pele, realizado através de ácidos, lixamento ou laser. Visa a renovação celular, a partir da descamação das camadas mais superficiais da pele, que são a epiderme e/ou derme superficial. Com esta descamação, a pele é renovada, ficando com aspecto rejuvenescido e com menos manchas e rugas.
Botox:
Apropriado para suavizar pés-de-galinha e rugas da testa. Dysport® e Botox® são os nomes comerciais da Toxina Botulínica tipo A, um potente paralisante muscular. A Toxina Botulínica age impedindo a transmissão do impulso elétrico entre o nervo e o músculo, bloqueando a liberação de acetilcolina. Com isso o músculo é paralisado. A utilização da Toxina Botulínica no campo da estética deve-se ao fato de que as rugas dinâmicas da face, pés-de-galinha, rugas da testa ou entre as sobrancelhas - são causadas pela contração muscular. Logo, se paralisados, os músculos que as produzem, não haverá mais a formação de rugas. São nestes músculos específicos que o cirurgião plástico aplica a Toxina Botulínica, através de uma injeção de agulha extremamente fina. A aplicação é rápida e pouco dolorosa. A paralisação muscular ocorre após 48 horas, se mantém em média por seis meses e não deixa a paciente sem expressão facial. Dentre as contra-indicações estão doenças neurológicas, alergia ao produto, gravidez e o uso de alguns antibióticos específicos , lembra o médico.
Preenchimento facial:
Indicado para atenuar rugas e vincos. As rugas e os vincos são depressões na pele, sendo os últimos mais profundos. Na tentativa de amenizá-los, foram desenvolvidos vários produtos para o preenchimento destas depressões. De um modo geral, podemos dividi-los em duas categorias: implantes absorvíveis e implantes inabsorvíveis. O preenchimento das rugas e depressões leva à suavização dos vincos, proporcionando um aspecto de rejuvenescimento ao paciente. A escolha do material deve ser feita pelo cirurgião plástico, em conversa na qual serão expostas as vantagens de cada método e a indicação conforme a avaliação de cada caso.
Blefaroplastia:
Procedimento apropriado para retirar o excesso de pele dos olhos. Com o passar do tempo, as estruturas palpebrais vão se tornando frouxas, levando a um acúmulo de pele na região dos olhos e ao aparecimento de bolsas de gordura sob as pálpebras. Essas alterações podem ser evidenciadas pelas dobras da pele e
pelo abaulamento dessa região, conferindo um aspecto facial de tristeza e cansaço ao rosto. A cirurgia das pálpebras blefaroplastia corrige estas imperfeições, retirando o excesso de pele e reduzindo as bolsas de gordura, tornando as pálpebras mais planas e lisas, restabelecendo assim um aspecto facial mais alegre e descansado.
Saúde e beleza se tornam mais relevantes para a terceira idade
Expectativa de vida para mulheres é de 75,8 anos e para homens 68,2