Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares – Título Obtido junto ao CFO. Especialista em Periodontia pela Univers...
iComeçamos com a lipoaspiração, as próteses de silicone e agora temos todos os tipos de cirurgias estéticas com ou sem corte. A odontologia segue as mesmas tendências. Tratamentos estéticos são, há algum tempo, o sonho de consumo de muitos brasileiros. E com razão!
Até poucos anos atrás, nossas estatísticas sobre odontologia eram trágicas. Ainda continuam péssimas, mas podemos dizer que houve alguma melhora. Assim como em qualquer área, todo tratamento estético fica limitado a uma pequena parte da população, parte essa que tem acesso a consultórios médicos e odontológicos para tratamentos particulares. Sou muito a favor de se investir em saúde e mais a favor ainda de se investir em estética, que nos dias de hoje é fator decisivo até para o sucesso profissional.
Então, o que estou surpreso com essa busca, sendo que eu como cirurgião dentista tenho todo interesse em que cada vez mais pacientes me procurem? Minha surpresa fica na falta de senso estético que as pessoas e muitos profissionais de saúde têm apresentado atualmente.
Canso de atender em meu consultório pessoas que ao ligarem para agendar uma consulta, já adiantam que o problema é que os dentes cresceram demais. Eu ficava ansioso pelo dia da consulta, porque queria saber como os dentes de uma pessoa que é minha paciente, que esteve em meu consultório poucos meses atrás podem ter crescido de uma hora para outra? Quando esse dia chega, reparo que o dente não cresceu, o lábio subiu. Subiu? Sim...subiu. Como? Com preenchimento dos lábios. Tem se colocado tanto material, que os lábios ficam grossos e curvados para cima.
O inverso acontece com o excesso de botox. A pessoa não tem mais o movimento natural dos lábios, eles ficam quase imóveis e neste caso ocorre um efeito inverso, os dentes não aparecem mais no sorriso. E onde entra a febre do clareamento dental? É que o clareamento dental é uma técnica excelente para melhorar a estética dos dentes. Eles realmente ficam mais brancos e mais bonitos.
Só que assim como na medicina, tem que ter uma indicação precisa e o profissional precisa saber o quanto clarear para que o resultado seja a favor do paciente. Canso de ver todos os dias na televisão, mulheres com os dentes brancos, mas tão brancos que parecem que estão usando dentadura. E a pergunta que mais escuto no consultório é se determinada(o) artista fez dentes de cerâmica (porcelana).
Não sei se isso é triste ou engraçado, uma pessoa que tenha dentes naturais, parecer com uma pessoa que tenha coroas de cerâmica. E pior ainda, uma coroa de cerâmica bem feita fica perfeita, imita o dente natural e ninguém consegue dizer se é dente ou cerâmica. Isso mostra que também é necessário saber quando dizer não a um paciente e explicar a ele o porque seus dentes não devam receber determinado tipo de tratamento ou porque a cor e o formato do dente deve ser este ou aquele.
Muitos amigos comentam comigo que nesse caso eu perderia o paciente. É neste ponto que muitos profissionais se enganam. Realmente ele até pode fazer o que eu disse que não ficaria bom em outro consultório, mas ele sabe os motivos pelos quais eu sugeri que não fizesse e vai ficar atento ao que vai ocorrer quando um colega aceitar tratá-lo.
De cada dez pacientes que fazem o tratamento em outro local, sete voltam para dizer que estão insatisfeitos com os resultados. Isso ocorre tanto com pacientes que procuraram tratamentos estéticos odontológicos quanto com pacientes que procuraram tratamentos médicos que alterem a região da boca.
Vamos combinar uma coisa: uma pessoa de 60 anos de idade não tem os dentes tão claros quanto uma pessoa de 18 anos, assim como uma de 18 não tem os dentes tão claros quanto uma folha de papel. Uma pessoa de 60 anos não tem os lábios tão levantados quanto uma pessoa de 18 anos e mesmo a de 18 anos não tem o lábio da boneca Barbie. Se tiverem, fica fácil notar que algo foi feito. Então, sempre que forem procurar um tratamento estético, perguntem sobre o caso, quais as vantagens, desvantagens e o que os profissionais sugerem para que o seu tratamento fique lindo e principalmente, natural.