Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Há quem diga que sentir medo é uma forma de defesa. Já outros, dizem que é um fator limitante. Mas independente de como você enxerga esse sentimento, podemos concordar que ele traz mal-estar. Entretanto, um estudo publicado no periódico Neuron revelou que imaginar uma ameaça ou algo ruim acontecendo faz com que tenhamos nosso medo reduzido.
Os pesquisadores focaram em definir como nós ganhamos e perdemos um medo. Segundo eles, o processo do medo é rápido, e uma vez que o temos, é fácil sentir mal-estar apenas com a presença de cheiros e visões que remetam a uma experiência traumática. Como consequência, muitas pessoas acabam tendo distúrbios emocionais como estresse pós-traumático, fobias e ansiedade.
Portanto, para amenizar os impactos do medo, os cientistas aconselham que as pessoas pensem em gatilhos que ativem seus temores. Dessa forma, é possível desconstruir aos poucos a natureza irracional de algumas fobias. Entretanto, a prática não é recomendada para pessoas que passaram por experiências extremas.
Como o estudo foi feito
68 participantes foram colocados em uma sala, onde escutaram um barulho e logo após levaram um desconfortável choque elétrico. Depois, foram separados em três grupos. O primeiro precisava imaginar o som que ouviu antes de levar o choque. O segundo foi colocado em um local onde os sons que antecipavam o choque estavam sendo reproduzidos.
Já o terceiro grupo foi instruído a imaginar sons relaxantes e não reproduzir os sons que antecediam o choque que levaram. Por último, os participantes passaram por ressonância magnética.
Resultados
Os pesquisadores descobriram que imaginar os sons ativava os mesmos circuitos neurais responsáveis pela audição real. Já quem apenas imaginou sons específicos não obteve nenhum tipo de benefício ou impacto sobre o medo.
Com a descoberta, os autores do estudo afirmam que a exposição imaginária ao medo mantém um trauma sobre controle, já que podemos fazer uma maior análise do que tememos.
Outras técnicas para vencer um medo
A psicóloga Adriana de Araújo indica 16 técnicas que podem ajudar você a superar um medo e ter uma vida mais tranquila. Veja a seguir:
1. Linha do tempo
Volte o pensamento para o passado onde tudo (possivelmente) começou e busque tranquilizar a mente, deixando para trás o que passou. Gradualmente, vá avançando no tempo e espaço com o pensamento até o presente, imaginando a superação do medo e a visualização do futuro com a cura plena de qualquer sofrimento referente a esse tema.
Para ver o restante das dicas que irão te ajudar a vencer seus medos, clique aqui.
Saiba mais: Medo ou fobia? Saiba reconhecer e tratar esses problemas