Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iQuando algo não está certo em nossa saúde, o corpo começa a dar sinais de alerta. Por isso, é muito importante estar atento às pequenas modificações que acontecem com o corpo e quando necessário procurar ajuda médica.
Um caso incomum surpreendeu internautas nas últimas semanas, isso porque a jovem Keely Favell, de 28 anos, compartilhou imagens chocantes de um cisto de 25 kg que ela pensava ser inicialmente uma gravidez avançada ou ganho de peso.
Em 2014, a mulher começou a ganhar peso de uma forma muito rápida, mas acreditava estar apenas "acima do peso", isso por que após realizar uma série de testes de gravidez e todos deram negativos, ela acabou assumindo que o problema era apenas um ganho de peso.
"Eu estive com meu parceiro Jamie Gibbins por 10 anos e nós nos perguntamos algumas vezes se eu estava grávida - mas nós fizemos testes em casa e eles sempre descartaram isso", afirmou.
Saiba mais: Qual a diferença entre mioma e cisto no ovário?
No entanto, em 2016 Keely desmaiou no trabalho e isso gerou uma suspeita de que algo não estava certo. Essa situação fez com que a jovem procurasse um médico para entender o que estava acontecendo com o seu corpo e ter certeza de que não estava grávida.
Ao ir ao especialista, Favell foi examinada para descobrir uma possível gravidez, mas os médicos encontram algo a mais. Após fazer um ultrassom em janeiro de 2017, foi constatado que ela tinha uma grande massa no ovário. Imediatamente, a mulher foi levada para um tomografia de emergência que revelou um cisto rodeado por fluído.
"Isso me levou a ser consultada por um consultor de obstetrícia de alto risco, que disse que a cirurgia era indispensável, e que eu seria cortada do meu peito até o osso pélvico, muito parecida com as cirurgias de antigamente", revelou Keely à BBC.
O cisto foi finalmente retirado em março do ano passado, e foi revelado que tinha 26 kg do peso de uma criança de sete ou oito anos - ou sete bebês recém-nascidos de tamanho médio.
"Eles explicaram o quão grande era esse cisto e me mostraram as fotos - eu não podia acreditar que estava andando por tanto tempo carregando este alienígena médico", brincou.
O que é cisto de ovário?
Cistos de ovários são bolsas cheias de líquidos que se formam sobre ou dentro do ovário. Existem diversos tipos de cistos ovarianos. O mais comum deles é o cisto funcional, que também possuem dois tipos distintos: os foliculares e os lúteos.
Veja aqui os diferentes tipos, os sintomas e como tratar!